Cinema de Resistência e Debate: Bandeira de Retalhos e o curta Pé Sem Chão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na próxima quinta-feira (29 de agosto), às 18h, no Sindicato de Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), o Cinema de Resistência apresenta o longa-metragem Bandeira de Retalhos e o curta Pé sem Chão, dirigidos pelo cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo. Os filmes tratam da luta dos moradores do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, contra as remoções e pelo direito à moradia.
 
Bandeira de Retalhos retrata a história real que o diretor testemunhou como morador, brigando ao lado de mais de 300 famílias contra uma ordem de despejo. “O nome do filme vem daí mesmo. Foi uma união de forças da comunidade para conseguirmos este grande feito na época”, relembra Sérgio. Essa união de forças também foi necessária para a realização do filme. Como atores participam Antônio Pitanga, Osmar Prado, Bemvindo Sequeira, Babu Santana e Glauce Guima, além do Nós do Morro, grupo teatral criado no Vidigal.
 
Pé sem Chão, com simplicidade e força poética, embalado na narração e na música de Sérgio Ricardo, mostra como é vulnerável a vida de quem luta para ter um pedaço de chão. Os atores, Marília Coelho e Nino Batista, são do grupo Nós do Morro.
 
Envolvido diretamente na concepção e surgimento da Bossa Nova, da música de protesto, do Teatro do Oprimido e do Cinema Novo, desde a década de 60, premiado dentro e fora do Brasil, Sérgio Ricardo, hoje com 87 anos, estará presente. E convida para participar do debate o diretor de fotografia Daniel Paes, profundo conhecedor de sua obra cinematográfica.  
 
O Cinema de Resistência é um projeto cultural do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), que exibe quinzenalmente documentários sobre episódios da luta popular. A exibição, seguida de debate, acontece na sede do Senge-RJ, na av. Rio Branco, 277/17º andar, no Centro (estação Cinelândia do Metrô). Entrada gratuita.
 
 
Fonte: Senge-RJ