Cidades e transportes precisam se adaptar aos pedestres

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

LIVE com especialistas discutiu distâncias, deslocamentos, custos e sustentabilidade

 

As cidades estão em constante transformação. E essas mudanças passam muito pela forma como a gente se locomove. Neste sentido, o transporte pode acompanhar os destinos das pessoas como ele pode ser o indutor de novos destinos.

Este foi o tema do debate do “Senge Inovação” com o engenheiro civil, Roberto Ghidini, radicado em Madri (Espanha), e autor do livro “Transporte Público e Urbanismo – a dinâmica territorial”, e com a participação do engenheiro civil Valter Fanini. Eles abordaram as transformações em Madri, a experiência de Vitoria-Gasteiz e ainda embarcaram na questão da mobilidade do transporte em Curitiba. 

Diante das muitas rotas apresentadas, uma parece ser consenso: está faltando planejamento urbano no Brasil e em Curitiba. Em especial quando o assunto é cidades com mobilidade acessível e voltada para a cidadania. Diferente dos exemplos espanhóis, em que a metrópole Madri ou a capital do País Basco, Vitoria-Gasteiz, se organizam para dar mais espaço para os pedestres, no Brasil, a cultura do carro segue atropelando o debate.

Os debatedores se debruçaram sobre o transporte na capital do Paraná que “há trinta anos recauchuta sobre o velho modelo do BRT” enquanto as cidades solicitam novas formas de enxergar as vias.

Confira a live

 
Fonte: Senge PR
Imagem: Senge PR