Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial acontecerá no dia 11 de abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração regional e Sistema mundial – GIS/UFRJ e o Instituto Tricontinental, em parceria com outros centros de pesquisa e organizações populares e sindicais, realizam, no Rio de Janeiro, o segundo seminário do Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial no próximo dia 11 de abril, com o tema “Democracia em xeque e a onda neoconservadora”. O evento acontece no auditório do SintSaúdeRJ, localizado na Cinelândia, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados de participação.
 
O objetivo é fortalecer os debates sobre a democracia como representação e construção na atualidade, seus limites e desafios. Também estão na pauta as ameaças à institucionalidade democrática nos processos políticos recentes na América Latina e a ascensão do neoconservadorismo no mundo. O seminário tem a participação da jurista Carol Proner, professora de Direito Internacional da UFRJ, do juiz e doutor em Ciência Política, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), João Batista Damasceno, e de Paola Estrada, da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba).
 
“É importante analisar esse movimento também para organizar a resistência e a luta”, afirmou Paola Estrada, ao jornal Brasil de Fato.

O Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial tem o propósito de analisar os aspectos geopolíticos dos processos e projetos de integração regional em andamento na América Latina, a partir de uma visão que incorpore as estratégias em disputa: os projetos hegemônicos, a disputa pelos territórios, os recursos naturais e hidroenergéticos e o impacto desses projetos sobre as populações locais, os movimentos sociais, os Estados, a democracia, as soberanias nacionais e as políticas públicas. 

 
O primeiro seminário, em novembro de 2018, abordou o realinhamento geopolítico e as mudanças do sistema econômico internacional. Serão dez encontros até o final do ciclo e a expectativa é produzir coletivamente um livro com reflexões levantadas ao longo dos debates.   
 
Segundo os organizadores, o momento atual é de tensões profundas entre projetos progressistas e programas neoliberais no mundo e, particularmente no Brasil. Por isso,  consideram necessária uma reflexão sistemática sobre a conjuntura mundial e regional no contexto de mudanças hegemônicas e emergência de um novo sistema mundial. O evento tem o objetivo de incorporar à formulação de políticas públicas, ao planejamento, ao ensino, às ciências sociais e à dinâmica das organizações populares e sindicais uma análise mais rigorosa e um acompanhamento dos fenômenos globais internacionais e regionais, em especial em países de dimensão continental com grandes possibilidades de ascensão mundial, como o Brasil, para a ação prática desses atores políticos.
 
Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial
Seminário: “Democracia em xeque e a onda neoconservadora”
 
Dia: 11 de abril de 2019
Horário: 17h às 20h
Local: Auditório do SintSaúdeRJ (Cinelândia).
>Praça Floriano, 51, 8° andar. Centro
 
Serão emitidos certificados de participação.
 
 
 
 
INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Senge-RJ