Chamada de Artigos: Revista Ciências do Trabalho DIEESE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Revista Ciências do Trabalho, publicação da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho abre sua primeira chamada pública de textos. 

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), fundado em 1955, tem atuado para conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores e de possibilitar-lhes acesso a informações de sua confiança e que apoiem ações voltadas para transformação desta realidade. Para o movimento sindical brasileiro a necessidade de conhecimento a partir da perspectiva da classe trabalhadora resultou em um crescente interesse na constituição de uma universidade dos trabalhadores. Com a Escola de Ciências do Trabalho, criada em 2011, o DIEESE vem realizando essa parte de seu projeto, propondo uma formação de nível superior com uma proposta acadêmica de matriz interdisciplinar, voltado para a produção de conhecimento da classe trabalhadora nas questões do Trabalho. A Revista Ciências do Trabalho é um desdobramento do esforço institucional para fomentar debates em torno do tema e estimular a reflexão por parte de trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais. Assim, esta publicação semestral e bilíngue (português e inglês) terá o objetivo de divulgar, tanto em âmbito nacional quanto internacional, pesquisas e debates em torno do tema Trabalho a partir da publicação de textos em diferentes formatos.

Período de submissão: 01/06/2013 – 12/07/2013

Textos Aceitos:

a) Artigos

Artigos originais resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, desde que possuam resultados parciais consolidados. Os artigos serão enviados à pareceristas e poderão ser aprovados, aprovados com alterações ou rejeitados.

b) Ensaios

Os ensaios podem ser resultados de pesquisas parciais, revelarem inquirições em andamento ou tratarem da formulação de problemas, bem embasados, a serem desenvolvidos ou com o intuito de instigar outras pesquisas.

c) Fontes, arquivos e bases de dados

Nesta seção são aceitos textos que discutem possibilidades investigativas de fontes de pesquisas, de acervos constituídos, bem como, de bases de dados já conhecidas ou em desenvolvimento.

d) Resenhas

A Revista Ciências do Trabalho incentiva a publicação de resenhas críticas. Propõe-se uma leitura circunstanciada da obra seguida de avaliação e questionamento por parte do autor da resenha. Usualmente são resenhados livros publicados dentro dos últimos cinco anos, todavia, exceções podem ser abertas para livros considerados “clássicos” ou que trazem uma contribuição fundamental para os debates na área.

Submissões deverão ser realizadas eletronicamente no website:http://escola.dieese.org.br/rct

Cabe aos Editores a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

Normas de Publicação:

1.      Os artigos deverão ter de 10 a 30 páginas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1.5, margens de 2,5 cm, parágrafo 1,5 cm (primeira linha), formato A4. As notas devem ser colocadas no final da página, podendo constar de referências bibliográficas e/ou comentários críticos.

2.      Os artigos deverão ser acompanhados de resumo e abstract de no máximo 10 linhas e de três palavras-chave em português e inglês.

3.      O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho em minúsculo, centralizado e em negrito; b) logo abaixo nome(s) do(s) autor(es) alinhado à esquerda; c) caso o trabalho/pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em uma nota de rodapé indicada com o símbolo “*”; d) instituição em que atua/m. Caso deseje, o(s) autor(es) poderá(ão) incluir seu email; e) resumo com palavras-chave, abstract, keywords; f) o artigo propriamente dito.

4.      As citações de até três (3) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações de mais de três linhas devem vir destacadas, sem aspas, com recuo à esquerda de 2 cm, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 12; ambas seguidas das devidas notas indicativas. As eventuais intervenções no meio de uma citação (cortes indicados por reticências ou introdução de termos) devem ser colocadas entre colchetes.

5.      Os textos poderão ser apresentados com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.

6.      As resenhas poderão ter até 5 (cinco) páginas, com título e 3 palavras-chave em português e inglês.

7.      Os ensaios terão, no mínimo, 5 (cinco) páginas.

8.      Os textos enviados para a seção “Fontes, arquivos e bases de dados” terão, no mínimo, 2 (duas) páginas.

9.      Normatização das notas cf. NBR 6023: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp; SOBRENOME, Nome.Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. edição, Cidade: Editora, ano, p. x – y; SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x – y, ano.