Cartilha sobre “Principais direitos dos engenheiros e das engenheiras” será lançada no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Será lançada, na próxima sexta-feira (20/3), a cartilha “Principais direitos dos engenheiros e das engenheiras”, no Rio de Janeiro. A publicação, que conta com patrocínio do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), é uma realização da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) com o NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação).

De acordo com o engenheiro e presidente da Federação, Clovis Nascimento, o mundo do trabalho está mudando e esse fenômeno amplifica a desregulação do trabalho. “A Reforma Trabalhista sustenta a narrativa de urgência para o aumento de empregos. No entanto, o que aumentou foi a informalidade. Na engenharia não é diferente com a ampliação de contratos informais como a Pejotização”, disse. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) atestam essa realidade e os empregos informais chegam a 41,4% da força de trabalho ocupada no país.

Outro elemento no contexto internacional é a chamada “Indústria 4.0” que prevê um acelerado processo de automação. Os avanços tecnológicos podem gerar melhores condições sociais, mas também podem aprofundar a desigualdade. “A engenharia é uma das profissões mais afetadas, principalmente porque o Brasil vive um acentuado processo de desindustrialização, que favorece aos setores financeiro e de serviços”, explicou Clovis.

O lançamento contará com palestras do engenheiro e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, Jorge Luiz Bittencourt da Rocha que representará o presidente em exercício do Confea, Osmar Barros Júnior; do engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento; do presidente em exercício no Crea-RJ, Francis Bogossian; engenheira e diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía; jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, Claudia Santiago; e a advogada e assessora jurídica, Daniele Gabrich. A publicação tem distribuição gratuita e estará disponível para leitura no site: www.fisenge.org.br

 

Serviço
Lançamento da cartilha “Principais direitos dos engenheiros e das engenheiras”
Data: 20/03 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório do Crea-RJ, localizado na rua Buenos, Aires, 40, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro