Carreira em Agronomia: Quais são as possibilidades de atuação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Considerada uma das cinco profissões do futuro, a agronomia tem oportunidades incríveis para quem está construindo seu caminho profissional. É um curso bastante dinâmico, o mercado está em crescimento e as oportunidades de trabalho são amplas.

Quer saber mais sobre a carreira em agronomia? Neste texto você terá todas as informações que precisa!

QUAL O PERFIL IDEAL PARA TRABALHAR COM AGRONOMIA?

A identidade profissional do agrônomo é muito eclética. Na faculdade de agronomia, o estudante terá contato com conhecimentos das ciências biológicas, exatas, econômicas e também sociais. Essa formação ampla capacita o profissional para intervir em processos que envolvem o trabalho com plantas e animais, mas também com pessoas. Assim, um dos requisitos para quem quer entrar nessa área é o interesse multidisciplinar.

O agrônomo realiza funções em todas as etapas do agronegócio — desde a preparação de uma lavoura ou rebanho até os processos industriais ligados à produção, ao armazenamento e à distribuição de produtos. Seus conhecimentos aperfeiçoam o preparo e o cultivo do solo, a alimentação, a reprodução e o abate dos rebanhos, assim como a colheita de grãos. Nas indústrias, os agrônomos gerenciam a produção e a comercialização de mercadorias.

Mesmo com a opção de trabalhar tanto em propriedades rurais quanto em grandes indústrias nas cidades, o interesse pela vida e pela produção no campo é importante para quem pretende seguir a carreira em agronomia. Afinal, o produto do seu trabalho terá sempre relação com as questões da terra. Para lidar com as mais diversas condições (que vão desde a simplicidade de pequenas propriedades até a alta tecnologia dos grandes produtores ou indústrias), a flexibilidade e capacidade de adaptação são características importantes para o agrônomo.

Além disso, é necessário que o profissional seja dedicado aos estudos, lide bem com números e dados estatísticos e desenvolva uma boa capacidade de resolução de problemas, pois é o responsável por identificar e solucionar os desafios ligados à produção rural. Manter-se atualizado e ter interesse pelas inovações tecnológicas também são requisitos importantes nessa área, atualmente. O profissional deve saber combinar os seus conhecimentos para aumentar a qualidade e a produtividade das plantações, das criações de animais e da produção agropecuária.

Quem termina o curso de bacharelado em agronomia se forma com o título de Engenheiro Agrônomo. Geralmente, a graduação tem duração de cinco anos e, após esse período, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu Estado.

COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO?

Em uma área tão ampla quanto a carreira em agronomia, há muitas oportunidades para o profissional. Além da diversidade de funções nas quais ele pode atuar, o agrônomo é absorvido por um mercado bastante aquecido no nosso país. No Brasil, há uma grande tradição na produção rural, que se consolidou como uma das nossas principais atividades econômicas. Somos um importante exportador de produtos agropecuários, como café, açúcar e grãos de soja. Nossas reservas de terra e a disponibilidade de recursos naturais tornam o ambiente muito propício para o crescimento da agricultura e da pecuária.

Além disso, os investimentos governamentais e privados estão garantindo um bom desenvolvimento tecnológico na área, fazendo o país se fortalecer cada vez mais. A projeção do Ministério da Agricultura é que a produtividade continue aumentando. A região de Santa Catarina, por exemplo, já triplicou as exportações nos últimos quinze anos!

Por todos esses motivos, o agrônomo encontra um mercado de trabalho bastante promissor e com salários atrativos. A remuneração mínima fixada para esse profissional é de 8,5 salários-mínimos para oito horas de trabalho. Em cargos de gestão e em alguns concursos públicos, é possível ganhar três ou quatro vezes mais do que esse piso.

QUAIS SÃO OS RAMOS DE ATUAÇÃO DA CARREIRA EM AGRONOMIA?

Você já viu que o leque de oportunidades nessa profissão é bem amplo. O agrônomo pode trabalhar no campo ou nas cidades, em instituições públicas ou privadas e pode, ainda, construir uma carreira autônoma como consultor. Vamos conhecer melhor essas possibilidades.

INICIATIVA PRIVADA

Em empresas particulares, o principal contexto de trabalho na carreira em agronomia é a administração de propriedades rurais. O agrônomo pode exercer essa função em locais como fazendas, granjas e abatedouros, gerenciando todas as etapas da produção vegetal e animal. Ele realiza funções ligadas a:

  • manejo do solo;
  • combate às pragas;
  • uso de fertilizantes;
  • mecanização dos processos;
  • nutrição animal;
  • melhoramento genético;

Ainda na iniciativa privada, esse profissional pode ocupar postos de trabalho nas indústrias agropecuárias. Nesses espaços, ele realiza atividades ligadas à fabricação, ao armazenamento e à distribuição de produtos, utilizando seus conhecimentos para garantir a qualidade e a produtividade.

SERVIÇO PÚBLICO E TERCEIRO SETOR

Fora do setor privado, o agrônomo pode atuar em projetos sociais voltados ao campo, como o processo de concessão de crédito rural para produtores. Há vagas para agrônomos em cooperativas, organizações não governamentais e também em instituições do governo, como o Ministério da Agricultara ou em secretarias estaduais ou municipais. Muitos agrônomos são servidores públicos, principalmente na área de fiscalização.

TRABALHO AUTÔNOMO

Além de postos formais de trabalho, a carreira em agronomia abre possibilidades para que o profissional tenha o seu próprio negócio. A prestação de serviços de consultoria é um nicho muito relevante nesse mercado. Os produtores podem contratar um autônomo para prestar assistência técnica, receituário agronômico, assessoria em construções rurais e serviços de vistorias e de laudos periciais.

NOVIDADES NA ÁREA

A atuação no Ensino Superior, como pesquisador e professor, também é opção para o agrônomo em instituições públicas e privadas. As faculdades são campos muito férteis para o surgimento de inovações no agronegócio. Outra área que vem se fortalecendo é a de tecnologias. Para atuar nos dias de hoje, o agrônomo precisa estar atualizado com os avanços que agregam valor ao processo produtivo. Muitas propriedades rurais e indústrias têm otimizado suas produções a partir de soluções tecnológicas, como agricultura de precisão, geoprocessamento e modificação genética.

Além disso, a questão da sustentabilidade também está em destaque. O profissional precisa se preparar para os desafios ambientais, como a escassez de recursos hídricos e a geração e o tratamento de resíduos. Ainda no tema do desenvolvimento sustentável, a produção de biocombustíveis também é uma novidade interessante para o trabalho do agrônomo.

 

FONTE: UCEFF