CAPES lança editais de pesquisa na América do Sul e França

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Programas CAPES/MATH-AmSud, CAPES/STIC-AmSud e CAPES/CLIMAT-AmSud envolvem áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação e Mudanças climáticas

Pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil têm até 17 de maio para apresentarem projetos nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação e Mudanças Climáticas. Em uma iniciativa que envolve países da América do Sul e a França, três editais de seleção para os Programas CAPES/MATH-AmSudCAPES/STIC AmSud e CAPES/CLIMAT-AmSud foram publicados na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15 de março. As propostas deverão envolver pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de pesquisadores franceses.

Um dos objetivos das ações é estimular a colaboração entre os países a partir do intercâmbio de pesquisadores nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Outras finalidades são apoiar projetos conjuntos de pesquisa com potencial de transferência de inovação e tecnologia, incentivar cooperações educacionais e científicas na América do Sul e estimular a participação de jovens cientistas.

Cada um dos três editais apoiará até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Venezuela integra o MATH-AmSud e o STIC AmSud. Cada proposta selecionada poderá indicar até duas bolsas no exterior, sendo uma na modalidade de doutorado-sanduiche e outra de pós-doutorado, com duração de até dez meses. Os pesquisadores receberão auxílios para deslocamento, instalação e saúde.

A CAPES investirá até R$ 2,2 milhões por Programa ao longo de dois anos. Os projetos receberão, cada um, até R$ 438 mil, para a realização de missões de trabalho e o pagamento de bolsas. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano e o prazo para indicação das bolsas se inicia em março de 2024. Detalhes sobre as regras e exigências dos três programas encontram-se nos editais.

CAPES/MATH-AmSud

CAPES/STIC AmSud 

CAPES/CLIMAT-AmSud

 

Sobre os Programas

CAPES/MATH-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática. As propostas aprovadas têm duração de dois anos e envolvem pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de pesquisadores franceses.

CAPES/STIC AmSud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AmSud. A distinção está apenas na área de conhecimento, tendo em vista que também se trata de programa de cooperação regional em ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Já o CAPES/CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. Sua execução ocorre nos mesmos moldes dos outros dois Programas.

Fonte: CGCOM/CAPES