Com uma diferença de quase mil votos para o segundo colocado, Eduardo Pinto venceu as eleições para a escolha do novo representante dos funcionários no Conselho de Administração da Vale. O candidato foi apoiado pela Fisenge e por 13 dos 15 sindicatos majoritários que representam os funcionários dentro da empresa, dentre eles o Senge-MG, Senge-RJ, Senge-ES e Senge-SE.
Eduardo Pinto compunha com Raimundo Nonato a chapa 6 – “Unidade e Trabalho”. Ele, que assume pela segunda vez o posto, avalia os desafios que terá pela frente.
– Sabemos que aquele espaço é de representação dos trabalhadores. Vamos atuar numa linha que represente os funcionários. Por conta da crise, hoje o que mais nos afeta são as demissões. Nós, como trabalhadores, sabemos que esta não é uma crise interna e generalizada. A empresa passa por dificuldades pontuais em alguns de seus produtos, o que não justifica as demissões. Então vamos buscar trabalhar uma pauta que possa oferecer aos trabalhadores e sociedade ações concretas de responsabilidade da empresa.
Outra preocupação, de acordo com Eduardo Pinto, é montar uma plataforma de trabalho em conjunto com os sindicatos majoritários. “É uma forma de retribuir o respeito que essas entidades tem por mim e pelos trabalhadores representados. Pretendo realizar uma grande reunião para definir os próximos passos”, afirmou.
O Conselho de Administração atua na definição de estratégias e planos para a empresa. Eduardo Pinto e Raimundo Nonato assumem o posto até 2011. Antes disso, Pinto já havia sido representante dos funcionários entre os anos de 2005 e 2007.