Canavieiros goianos conseguem 7,3% de reajuste salarial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Também ficou acordado aumento de 5,62% no preço da tabela do corte de cana-de-açúcar; novos números entram imediatamente em vigor, com valores retroativos a março

Após sete rodadas de negociação da 30ª Convenção Coletiva do Setor Sucroalcooleiro, canavieiros conquistaram reajuste de 7,3% no piso salarial, que era de R$ 783,00. As reuniões ocorreram entre a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg) – filiada à Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO) – e Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar (Sifaeg/Sifaçúcar).

Os outros trabalhadores do setor, que passaram a ser representados pela Fetaeg nesta convenção, conquistaram reajuste de 4,5%, além do recebimento de uma hora e meia de trânsito entre o local de saída e o local de trabalho. Também ficou acordado o aumento de 5,62% no preço da tabela do corte de cana-de-açúcar. Os novos números já entram imediatamente em vigor, com valores retroativos ao mês de março.

Segundo o secretário de Assalariados da Fetaeg, José Maria de Lima, a federação, por meio de 42 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, representou cerca de 70 mil trabalhadores durante essa negociação. “Apesar de, como em todos os anos, os usineiros reclamarem de crise no setor, conseguimos um percentual bom de aumento para os nossos trabalhadores. Unidos, continuaremos na luta e não abriremos mão de garantir os direitos desses profissionais. Agora, vamos ficar de olho para que a Convenção seja cumprida”, pontuou.

Escrito por: Fetaeg