Cabrini em defesa da participação política dos profissionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Para Álvaro Cabrini, candidato à presidência do CONFEA nas próximas eleições de novembro, é papel dos profissionais a participação ativa na vida política do seu município, discutindo questões prementes e as necessidades da sua população. “A Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências são as ciências da construção da humanidade. Temos que participar do cotidiano da cidade, seja elaborando planos junto aos partidos políticos, seja nas prefeituras. Não importa! Nossos profissionais têm que se envolver. Não podemos deixar somente para os políticos”.

 

Em seu plano de trabalho para o CONFEA Cabrini apresenta a proposta de formar uma grande rede de discussão das questões políticas, começando pelos municípios, CREAs e entidades de classe. “É preciso fazer essa discussão borbulhar na base, junto à sociedade local. A partir disso, levaremos o debate de forma mais estruturada e sistematizada às assembleias legislativas dos estados através dos CREAs, com ecos no Senado”, comenta. “No CONFEA, efetuaremos levantamentos em toda a base territorial, verificando quais as questões importantes para administrações públicas e que de certa forma não são priorizadas atualmente”, fala. “Faremos nossa contribuição como profissionais e como cidadãos, exercendo nosso direito à cidadania através de nosso conhecimento”.

Mecanismos de controle

Cabrini defende, ainda, a parceria entre o CONFEA e os governos, em suas várias instâncias, para permitir a efetiva fiscalização das obras públicas, reduzindo desperdício de recursos, com tolerância zero à corrupção. “As obras inacabadas são pequena parte do problema. Precisamos de um poder público mais aparelhado para resolver o problema de forma preventiva, com metodologias de ação, de controle e de fiscalização”, fala e cita a parceria efetuada durante a sua gestão no CREA-PR com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP.

Cabrini propõe estabelecer mecanismos de atuação conjunta para fiscalizar os recursos aplicados em obras públicas municipais e estaduais, promovendo o aprimoramento da gestão e do controle. Ele acredita ser essa uma excelente oportunidade para atuais e futuros profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências nacionais. “Trabalhando em conjunto, com metodologia de fiscalização e uma equipe competente, temos a capacidade de resolver definitivamente a questão do superfaturamento de obras, de licitação sem projetos básicos e executivos”.

 

Agenda

Há pouco menos de um mês das eleições para a presidência do CONFEA, Álvaro Cabrini acelera a campanha e começa a semana em Recife mas só vai terminá-la em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Hoje pela manhã (17/10), Cabrini viajou de carro de Recife para Maceió (AL) para almoçar com lideranças locais e retorna, agora à tarde, para Recife onde, amanhã (18/10), participa do debate com presidenciáveis ao CONFEA.

Na quarta-feira (19/10) o candidato passa o dia em João Pessoa (PB) e participa, à noite, já em Natal (RN), de evento que reunirá os quatro candidatos ao CONFEA. Dia 20/10, quinta-feira, Cabrini acorda fazendo entrevista ao Bom Dia Natal, da TV. Globo e viaja para Porto Alegre, onde fica toda a manhã da sexta, 21/10. À tarde, Cabrini vai a Pelotas para encontro com entidades de classe no XI Encontro de Entidades de Classe do Rio Grande do Sul.