Brasileiros já morrem por falta de oxigênio nas UTIs

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Reabrir Fafen ajudaria na produção de oxigênio hospitalar

Uma das maiores dificuldades do atual estágio no combate à pandemia de Covid-19 é a falta de oxigênio nos hospitais. Curitiba, com a reestruturação da UPAs, é uma das cidades que sofrem com a ausência do Kit intubação. Realidade que se estende por todo o país e levou a Frente Nacional de Prefeitos a fazer um apelo ao Governo Federal. Como resposta, a ANVISA a utilização de cilindros de gases industriais para engarrafar oxigênio. 2/3 de todo oxigênio produzido no Brasil é utilizado na metalurgia. E a reabertura da Fafen poderia dar uma importante contribuição para salvar vidas.

A FNP enviou a solicitação para enfrentar a falta de oxigênio em todo o país. Em resposta, a Anvisa publicou a a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 482/2021. Uma das medidas é a permissão para utilização de cilindros de gases industriais para o enchimento de gás medicinal. Ou seja, poderá ser utilizado cilindro cinza, ao invés do verde, para envasar oxigênio medicinal.

No Paraná, a realidade também não é diferente. Segundo a Secretaria da Saúde, na quinta-feira (18), foram enviados às regionais um novo lote de medicamentos que integram o chamado kit de intubação – conjunto de remédios voltados a auxiliar na intubação de pacientes com nível crítico de evolução da Covid-19. “Eles são destinados a 51 hospitais de todo o Paraná. São 76.310 unidades, dentre bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos, que foram encaminhados ao Paraná pelo Ministério da Saúde”.

Políticos e Judiciário pressionam para que a Fafen-PR reabra e produza oxigênio hospitalar

A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), localizada em Araucária, região metropolitana de Curitiba, seria um importante aliado neste momento. Tanto que o Ministério Público Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) enviaram ofício aos governos federal, estadual e à Petrobrás no qual exigem providências para a retomada da produção.

A Fafen tem capacidade de produção anual já foi de 700 mil toneladas de ureia e 475 mil toneladas de amônia, além de produzir o Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) e gerar cerca de mil empregos diretos. Tecnicamente, a unidade possui uma planta de separação de ar, que, com uma pequena modificação, pode ser convertida para produzir oxigênio hospitalar. Esse é um dos processos que ocorre para a produção da amônia, matéria prima utilizada na fabricação da ureia, que era o principal insumo gerado na fábrica.

“Temos que lembrar que estamos numa situação similar a uma guerra e nesses momentos a indústria precisa se voltar para o enfrentamento do problema”, incentiva Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindicato.

Fonte: Senge PR
Foto: Divulgação/Agência Saúde DF / Senge PR