Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos criou um sistema natural para tratamento de esgotos em áreas rurais que devolve aos mananciais uma água residual limpa. Com esse tratamento acabam-se as contaminações de riachos, córregos e alagados. O tratamento é fácil: um pouco de filtragem, outro pouco de raízes e plantas, o cuidado de se conter o grosso. Dá uma olhada na proposta.

Em Capanema, Paraná, foi aplicada esta técnica: todos os esgotos domésticos e dejetos animais (de uma criação de 12 porcos), que antes eram despejados numa fossa negra agora são direcionados para uma pequena central de tratamento que tem cinco fases de limpeza – fossa séptica, tanque de zona de raízes, filtro de pedras grossas, filtro de pedra britada, filtro de pedrisco e carvão ativado. A purificação do efluente dessa estação de tratamento doméstica é potencializado com plantas, taiobas e bananeiras, que aproveitam tanto dos líquidos como da matéria orgânica ainda em suspensão.

A água residual deste processo tem um alto nível de qualidade, com apenas 170 miligramas por litro de material sólido. No início do processo a medição aponta 8.381 mg/l. Os bons resultados também se referem às quantidades de fósforo, amônia e coliformes termotolerantes.

O resultado foi tão bom que o projeto foi premiado pela Agência Nacional de Águas.

Quem quiser conhecer o projeto, poderá ler aqui a monografia apresentada por Jonas na conclusão do seu curso de Engenharia Ambiental.

Fonte: Alice Branco/www.greenme.com.br, republicado pelo Senge-ES