Brasil vai seguir pagando aposentadorias com dinheiro de impostos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Chilenos lutam contra previdência aprovada na Ditadura de Augusto Pinochet.

Palestra mostrou que sistema previdenciário chileno é voltado para o mercado. Foto: Luciana Santos

Palestra mostrou que sistema previdenciário chileno é voltado para o mercado. Foto: Luciana Santos

Não é preciso esperar 30 ou 40 anos para conhecer como ficará a aposentadoria dos brasileiros com a reforma da previdência proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Seus efeitos perversos estão sendo sentidos pelos chilenos agora, quando começam a serem pagas as aposentadorias dentro do modelo de capitalização aprovado durante a Ditadura de Augusto Pinochet (1973 a 1990). A realidade de lá é dramática. Em um sistema que beneficia apenas seis grupos financeiros que administram a previdência, 43% dos recursos recolhidos saem do país, 10% da população não consegue contribuir mais do que um ano durante toda vida e apenas 8% conseguiu contribuir por 40 anos. Pior. Com aposentadorias tão baixas, o governo está tendo que complementar a renda dos aposentados com o dinheiro dos impostos.

Esse é o mapa da previdência apresentado por Raul Marcelo Devia Ilabaca, professor de línguas, filosofia e advogado trabalhista, em evento realizado no miniauditório da UTFPR. Ele destacou que o projeto proposto no Brasil está sendo combatido no país. “Nós estamos lutando para ter o que vocês já tem, que é um sistema solidário, enquanto o governo de vocês quer adotar um sistema que os chilenos rejeitam”, destacou.

O vice-presidente do Senge, Leandro José Grassmann, durante debate. Foto: Luciana Santos.

O vice-presidente do Senge, Leandro José Grassmann, durante debate. Foto: Luciana Santos.

MINIRREFORMA
No próximo dia 31 de março, os chilenos tomam as ruas contra o atual modelo de capitalização. Ao contrário do que disse o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, o país já passou por duas pequenas reformas desde que o sistema foi aprovado em 1980 “debaixo de sangue derramado dos chilenos”. Antigamente (1924), a previdência era organizada por categorias. Eram 34 regimes próprios. Com a Ditadura, foi adotado o modelo de capitalização voltado para o mercado financeiro. Já em 2008, quando começaram a ser pagas as pensões, a presidente social democrata Michelle Bachelet se deu conta que o valor dos benefícios eram muito baixos. Foi nessa época que o Estado passou a fazer aportes financeiros para reduzir a desigualdade. Como o Estado não recolhia mais, o dinheiro saía dos impostos.

As reformas na previdência no Chile. Foto: Luciana Santos

As reformas na previdência do Chile. Foto: Luciana Santos

Em 2008, o governo chileno voltou a fazer uma minirreforma na previdência, mas sem substituir o modelo que obriga os chilenos a escolherem uma instituição financeira para depositar o dinheiro de sua futura aposentadoria. Nessa intervenção, o governo decidiu aportar mais recursos para a previdência solidária e aumentou o valor da pensão básica para evitar a explosão social.

Mesmo assim, os chilenos que tomam as ruas ainda cobram novas alterações. Na pauta, eles querem:

  • Melhorar as pensões atuais e dos futuros beneficiados
  • Melhorar a pensão da classe média e, principalmente das mulheres
  • Mais proteção econômica para os dependentes
  • Aumentar o benefício pago aos aposentados dentro do regime de capitalização
  • Aperfeiçoar o sistema e melhorar a fiscalização

Aposentadoria dos chilenos está nas mãos de cinco Administradoras dos Fundos de Pensão (AFP). Foto: Manoel Ramires

Aposentadoria dos chilenos está nas mãos de cinco Administradoras dos Fundos de Pensão (AFP). Foto: Manoel Ramires

REFORMA PARA O MERCADO FINANCEIRO
Não é coincidência que o projeto dos militares foi encaminhado à Câmara dos Deputados separadamente dos demais trabalhadores do regime geral e servidores públicos. No Chile, a reforma de Pinochet também criou dois regimes: dos militares e demais população.

E, assim como no país vizinho, independe da idade e tempo de contribuição, o que é considerado mais importante é obrigar os trabalhadores a abrirem uma conta em uma instituição privada. No projeto de Bolsonaro, isso está descrito no artigo Art. 201, definindo o modelo de “capitalização, na modalidade de contribuição definida, de caráter obrigatório para quem aderir, com a previsão de conta vinculada para cada trabalhador e de constituição de reserva individual para o pagamento do benefício”.

No Chile, explica Raul Marcelo Devia Ilabaca, a previdência se trata de um modelo individual e privado com depósitos frequentes para a capitalização e com rentabilidade das administradoras que podem aplicar o dinheiro no mercado financeiro. Por lá existem cinco modelos de aplicação: desde as que especulam com papéis e ações mais perigosas até as ações mais conservadoras. Durante uma crise econômica, explica o especialista, 60% dos rendimentos foram perdidos.

Raul Marcelo Devia Ilabaca ainda alerta que a fonte de recursos é esgotável. Ou seja, é um tipo de poupança com um valor que pode acabar caso o “contribuinte” não tenha reservado dinheiro suficiente. Nesses casos, o aposentado tem que recorrer ao Estado. “O custo sai do governo. Ele vai seguir pagando a aposentadoria com impostos em geral, pois o mercado não tem um sistema solidário e o Estado nunca termina de pagar”, conclui. Por isso, a reforma é um bom negócio para o mercado que nunca terá prejuízo.

 

Fonte: Senge-PR