Brasil está voltando ao Mapa da Fome, diz pesquisadora da Abrasco

Segundo o relatório da OCDE e FAO, desnutrição, obesidade e baixa capacidade de nutrientes integram a fórmula da insegurança alimentar. - Créditos: Foto: Arquivo EBC
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Segundo o relatório da OCDE e FAO, desnutrição, obesidade e baixa capacidade de nutrientes integram a fórmula da insegurança alimentar. - Créditos: Foto: Arquivo EBC

Segundo o relatório da OCDE e FAO, desnutrição, obesidade e baixa capacidade de nutrientes integram a fórmula da insegurança alimentar. / Foto: Arquivo EBC

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgaram relatório que aponta ‘epidemia de obesidade’ na América Latina e no Caribe. O relatório aponta o “triplo ônus da má nutrição”, formado pela subalimentação, obesidade e falta de micronutrientes.

Políticas que retiraram o país da miséria estão em processo de desmonte

“Cada uma destas questões, cada um destes problemas, a obesidade, desnutrição e carência de nutrientes, são em si já problemas de saúde pública. A presença dos três ao mesmo tempo em uma realidade coloca um desafio muito grande em termos de desenho de políticas públicas, de como você responde a esses problemas”, explica Inês Rugani, pesquisadora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Em entrevista ao Repórter SUS, programa produzido em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), Rugani fala da importância dos investimentos num conjunto de ações estruturantes para reduzir a desnutrição.

No caso da obesidade, as políticas públicas exigidas são de outro tipo. “A gente precisa conseguir regular a publicidade de alimentos, aquela que é dirigida ao público infantil. Melhorar a rotulagem dos alimentos, para que as pessoas possam entender melhor o que estão comprando, escolher com mais informação e decidir o que vão comprar”.

Ela também defende a tributação de produtos não saudáveis, como refrigerantes, para melhorar a saúde pública. Da mesma forma que a melhoria dos ambientes escolar e de trabalho, que muitas vezes acabam por não favorecer bons hábitos.

Com relação à carência nutricional de alimentos, a Organização Mundial de Saúde recomenda, segundo a pesquisadora, a combinação de acréscimo de nutrientes “ou suplementação medicamentosa preventiva à educação alimentar e nutricional”.

Rugani alerta que o aumento da insegurança alimentar significa aumento da pobreza, da desigualdade social.

“Isso é resultado de situações de crise econômica, para a qual a resposta do Poder Público tem sido a austeridade fiscal. Uma medida que não é a única possível, mas a que tem sido adotada em alguns países e que ela produz mais vulnerabilidade. Deixa as populações vulneráveis mais desprotegidas. O Brasil, por exemplo, que tinha conseguido sair do Mapa da Fome da FAO está voltando para esse mapa”.

A pesquisadora cita também a mortalidade infantil, que após 26 anos em queda, voltou a crescer no Brasil. “Esses são marcadores de que as condições de vida estão se deteriorando. O que está acontecendo nesse momento no Brasil é que o processo de organização de políticas públicas está sendo desmontado”.

Embora o país tenha capacidade técnica de dar respostas, a pesquisadora da Abrasco, que é também professora do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), observa que há falta de vontade política para responder às demandas.

 

Fonte: Brasil de Fato / Edição: Cecília Figueiredo