Brasil entre os piores na lista da imprensa livre

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Dois meses depois da morte do jornalista Rodrigo Neto, assassinado em Ipatinga (MG) após denunciar o envolvimento de policiais da região, relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras revelou que o Brasil caiu nove posições no ranking da liberdade de imprensa e, agora, está em 108º lugar, numa lista de 179 países.

O perigo cresce tão rapidamente que, segundo informações da imprensa brasileira, mais quatro profissionais de mídia foram assassinados de janeiro a abril deste ano. Segundo levantamento do Comitê de Proteção de Jornalistas entre os jornalistas mortos no Brasil desde 1992, 62% cobriam casos de corrupção; 46% crimes; 31% política; 15% direitos humanos; 4% negócios; e outros 4% esportes – as categorias são somadas em alguns casos.

Em 46% dos casos, ainda segundo o CPJ, as vítimas trabalhavam no jornalismo impresso; 38% em rádio; 19% em TV e 15% na Internet – as categorias também são somadas. Em geral, são profissionais que vivem em cidades pequenas e trabalham em veículos de comunicação de abrangência local. A maior parte é morta a tiros.

Fonte: http://segurancadejornalistas.org/