Bolívia nacionaliza empresa elétrica espanhola no país

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta terça-feira (1º) a expropriação das ações da Rede Elétrica Espanhola na Red Elétrica Internacional. Evo ordenou que as Forças Armadas assumam o controle das instalações da empresa.

Morales justificou a expropriação com os mesmos argumentos utilizados por Cristina Kirchner, presidenta da Argentina, ao expropriar a petrolífera YPF. Morales disse que a empresa não investe o suficiente e nem no ritmo adequado para a Bolívia.

O presidente determinou a nacionalização integral de todas as ações da empresa. Alegou ainda que a medida é um reconhecimento justo aos trabalhadores e ao povo boliviano. De acordo com ele, os serviços prestados pela companhia elétrica espanhola serão mantidos, sem riscos de interrupção.

Os empregos e os direitos trabalhistas dos funcionários também estão garantidos. A empresa espanhola informou que pedirá uma indenização financeira ao governo boliviano. Segundo o ministro da economia da Espanha, este ressarcimento já teria sido garantido pelo presidente Evo Morales.

A empresa Rede Elétrica Espanhola (REE) garantiu ainda que o impacto da nacionalização é muito pequeno em suas contas. A filial boliviana representaria apenas 1,5% do volume total de negócios do grupo empresarial.

Fonte: Agência Pulsar