Boletim Coletivo de Mulheres: Seminário sobre desafios das mulheres negras celebra o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizado no último dia 24 de julho, véspera do Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, um seminário realizado em parceria entre a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-RJ e o Projeto Literário Mulheres Bantas. Participaram do evento representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e das secretarias de mulheres das entidades sindicais e movimentos sociais.

O dia 25 de julho foi instituído como Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe em 1992, durante um encontro na República Dominicana, por causa das condições precárias de vida e da discriminação racial sofrida por estas mulheres. A data reforça a urgência da implementação de políticas públicas para as mulheres negras da diáspora nos países da América Latina e do Caribe.

Portanto, a comemoração desta data visa a ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, além de construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, ao sexismo e a qualquer tipo de preconceito e desigualdade social.