Autonomia do Banco Central: para Quê?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge RJ, reinicia suas atividades em 2021, mantendo sua agenda via recursos on-line em respeito à gravidade da pandemia no Brasil, que infelizmente permanece.

O ano começou com a aprovação no Congresso da autonomia do Banco Central. Necessária? Urgente? Qual o real papel dessa instituição decisiva na economia e por que os banqueiros tanto defendem essa autonomia?

Para responder a essas questões, a Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fatorelli, é a convidada da primeira live no ano, cujo tempo de duração será de 50 minutos.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e estará aberto a perguntas e comentários no chat.

Debatedora:

Maria Lucia Fatorelli – Especializada (MBA) em Administração Tributária pela FGV-EAESP, Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional Machado Sobrinho e em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. Foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Externa Equatoriana – CAIC -* Subcomissão de Dívida Externa com Bancos Privados Internacionais (2007-2008). Atuou como Assessora Técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados Federais em Brasília (2009-2010). Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil de 1982 a 2010. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Auditoria da Dívida Pública e Administração Tributária.

*(Foi uma das principais integrantes da Comissão que realizou uma ampla auditoria da dívida externa do Equador, cujo relatório final revelou 30 anos de ilegalidade e ilegitimidade nas contas governamentais daquele país, e que suscitou a reflexão sobre o assunto nos demais países da América Latina).

Entrevistadores:

Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Titular do CPDA/UFRJ-UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais.

Prêmio Jabuti, 2014.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.

Fonte: Lidia Pena/SOS Brasil Soberano