Atual política de preço dos combustíveis da Petrobras acelera inflação em junho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Puxada pelas altas nos preços do leite, frango, energia e combustíveis, a inflação oficial, pela primeira vez desde janeiro de 2016, fica acima de 1 dígito – é a maior taxa para o mês de junho em 23 anos

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Foto: Marcelo Camargo/ABr

A política de preços dos combustíveis adotada pelo governo, de reajuste diário nos preços dos combustíveis de acordo com a variação internacional do barril de petróleo e a flutuação cambial, teve impacto direto no resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, que ficou em 1,26% e atingiu a maior taxa para o mês em 23 anos.

A atual política, implantada pela direção da Petrobras nomeada por Temer, foi responsável pela greve dos caminhoneiros, que refletiu no aumento dos preços dos alimentos, em especial o frango e o leite, e pelos reajustes do gás de cozinha e da gasolina. Além disso, teve reflexos nas tarifas de energia elétrica, que ficaram mais caras porque o governo passou a usar mais as termoelétricas, que precisam de combustíveis para operar.

É o que aponta os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6). Puxada pelos grupos alimentação (2,03%), habitação (2,48%) e transporte (1,58%), que concentram cerca de 60% das despesas das famílias, a inflação oficial do País, pela primeira vez desde janeiro de 2016, ficou acima de 1% – é maior taxa para o mês de junho desde 1995, quando o índice ficou em 2,26%.

Preço da gasolina explode 

Nos transportes, a gasolina, com variação de 5%, e o etanol (4,22%) contribuíram com, aproximadamente, 21% da composição da inflação para o mês de junho, segundo IBGE.

Comer ficou mais caro

Na alimentação, as principais altas ficaram com o leite longa vida, que passou de 2,65% em maio para 15,63% em junho, e o frango inteiro, com variação de -0,99% em maio para 8,02% em junho. As carnes também tiveram um aumento expressivo e passaram de -0,38 em maio para 4,6% no mês seguinte.

Contas de luz continuam puxando inflação para cima

No grupo habitação, o destaque foi a energia elétrica, com alta de 7,93%, praticamente o dobro dos 3,53% de maio. Desde 1º de junho está em vigor a bandeira tarifária vermelha, que adicionou R$ 0,05 a cada kwh consumido. Além disso, em algumas cidades, como Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte, as tarifas de energia foram reajustadas.

Gás de cozinha

O gás encanado aumentou 2,37% devido ao reajuste de 1,87% nas tarifas no Rio de Janeiro (0,17%), em vigor desde 1º de maio, e de 3,35% nas tarifas de São Paulo (6,13%), vigentes desde 31 de maio. Já o botijão de gás, com alta de 4,08%, também ajudou na alta da taxa.

Inflação mais alta em Belo Horizonte

A região metropolitana de Belo Horizonte foi a que apresentou o maior índice, fechando o mês de junho com 2,12%. Além da variação de 21,70% na energia elétrica, decorrentes do reajuste de 18,53% nas tarifas e da cobrança adicional da bandeira tarifária vermelha, também tiveram destaque as altas de 6,66% no preço da gasolina e de 23,5% no leite longa vida.

IPCA em junho

• Taxa no mês: 1,26%
• Acumulado no ano: 2,6%
• Acumulado em 12 meses: 4,39%

 

FONTE: CUT / Escrito por Tatiana Melim