Ato vai defender uma Cemig realmente pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) convida a todos os engenheiros e engenheiras e a toda a população de Minas Gerais para o ato público que será realizado, em parceria com o Sindieletro, Sindisul, Eletricitários de Juiz de Fora e Santos Dumont, Federação dos Urbanos-MG e a FNU/CUT, na próxima quarta-feira, 22 de maio, a partir das 13 horas, na sede da Cemig, em Belo Horizonte. O evento será realizado em defesa de uma empresa realmente pública, que ofereça serviços de qualidade com tarifas dentro da realidade brasileira e que mostre respeito pelos seus trabalhadores, que ajudaram e ajudam a construir o patrimônio da companhia.

Além de protestar contra uma das tarifas mais altas cobradas pela energia elétrica no país, contra a terceirização de mão de obra e contra os altos índices de ICMS cobrados sobre a energia elétrica, o ato também faz parte da manifestação dos trabalhadores da Cemig contra a política de priorizar os acionistas, em detrimento dos direitos trabalhistas conquistados ao longo dos anos. Desde novembro de 2012, os eletricitários, entre eles engenheiros e engenheiras, estão sem qualquer tipo de reajuste ou aumento real. Isso significa uma defasagem de mais de seis meses. Tudo isso, porque a Cemig, já no começo da campanha salarial, decidiu por não negociar e ajuizou dissídio coletivo.
Histórico

A intenção das entidades sindicais sempre foi negociar. No entanto, logo após a primeira Assembleia Geral, que rejeitou a proposta apresentada pela Cemig, a empresa decidiu encerrar as negociações e partir para âmbito judicial. Em sua proposta, a Cemig ofereceu reajuste salarial de 4,5%, redução do PCR de 1.2 para 0.4, redução da hora extra para 50% e adiantamento de 70% da PLR de 2012.

Após o ajuizamento do Dissídio Coletivo pela Cemig, foram realizadas duas audiências de conciliação. Ambas não tiveram sucesso. Assim, o Sindieletro também ajuizou seu Dissídio contra a Cemig e, logo depois, foi a vez do Senge-MG recorrer à justiça. Uma audiência de conciliação entre o Sindicato de Engenheiros e a Cemig está marcada para a próxima terça-feira, 21 de maio, às 14 horas, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Participe do Ato Público por uma Cemig realmente pública.

Informações:
Data: 22 de maio de 2013
Horário: a partir das 13h
Local: sede da Cemig (Av. Barbacena, 1.200,0 Santo Agostinho – BH