Artigo: Eletropaulo compra energia 550% mais cara e repassa custo para o consumidor

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Uma das práticas que tem sido usada pela maioria das distribuidoras de energia elétrica no Brasil para aumentar seus lucros é diferentes empresas de um mesmo dono fazerem contratos de compra de energia elétrica entre si.

É o que ocorre com os contratos efetivados entre a distribuidora AES Eletropaulo e a geradora AES Tietê, duas empresas controladas pela mesma dona, a estadunidense AES Corporation. São os chamados “contratos bilaterais” que, vergonhosamente, vêm sendo autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

De toda a energia consumida (17 milhões de MWh) pelas residências atendidas pela AES Eletropaulo em 2012, cerca de 65% são de um contrato entre as duas empresas.

Para esta energia ser distribuída para a população, a AES Eletropaulo paga para a geradora AES Tietê cerca de R$ 182,61 para cada 1000 Kwh. Vale lembrar que a maioria das usinas hidrelétricas da AES Tietê são usinas construídas há mais de 30 anos e, portanto, têm seu custo de geração praticamente amortizado.

As usinas hidrelétricas do grupo Eletrobras, que também fornecem energia para a AES Eletropaulo, vendem a R$ 32,89 a mesma quantidade energia (1000 Kwh), 550% a menos que a AES Tietê. Ou seja, a AES Eletropaulo paga mais caro pela energia comprada da AES Tietê e repassa o custo nas contas dos consumidores paulistanos. Assim, são garantidos os altos lucros da AES Corporation que, ao final, são remetidos aos acionistas nos Estados Unidos.

Fonte: Gilberto Cervinski