ARTIGO: A Importância do Engenheiro Ambiental

24910079_1525702557517799_9143968387257644220_n
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

24910079_1525702557517799_9143968387257644220_n

Dia 31 de janeiro, foi dia do Engenheiro Ambiental , vale lembrar um pouco da historia desta engenharia que surgiu por uma demanda mundial de preocupação com o meio ambiente e melhor qualidade ambiental das cidades , que estavam sofrendo com os impactos das ocupações desordenadas, dinâmica das grandes metrópoles e seu auto consumo e crescimento industrial , que proporcionou grande impacto a meio ambiente com degradação e poluição.

A 1° Conferência Mundial sobre Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia A Engenharia Ambiental deu seus primeiros passos exatamente em 05 de junho de 1972. E por isso em 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 1992 houve a 2° Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, assim surgiu nesta ocasião o termo desenvolvimento sustentável. Em 31 de janeiro de 1997 a primeira turma de Engenharia Ambiental se formou em Palmas/TO. Motivo de ser em 31 de janeiro comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental. 

Ao logo destes anos desde a primeira conferencia em 1972, foi se estabelecendo novas leis e levado ao conhecimento da sociedade e lideres mundial a importância de cuidar dos recursos naturais e diagnostico da sua degradação e prejuízo já sofrido nas grades metrópoles. O impacto gerado pelas grandes cidades e indústrias , a população começou a sofrer com a poluição dos rios, mares através dos efluentes das industrias e esgoto das grandes cidades, a qualidade do ar pelos gases dos automóveis e industrias , contaminação dos solos e dos rios subterrâneos pelo descarte indevido de resíduos gerados , dentre outros.Tornando de imediato a importância do saneamento e cada vez maior a importância com a preservação do meio ambiente. 

A Eng Ambiental atua em diversas áreas , sempre para garantir a preservação do meio ambiente e minimizar os impactos gerados pela ação humana. Na qualidade da água,mares e rios, na sua gestão e na segurança hídrica , na gestão dos resíduos sólidos , antes chamado de lixo, qualidade do ar no controle de poluição e monitoramento, nos estudos de impacto ambiental e gestão ambiental nos diversões tipos de empreendimento e exploração dos recursos naturas , assim como o respeito das áreas de preservação . 

Através da nossa atuação a sociedade tem sofrido modificações com modelos que geram menor impacto ao meio ambiente e alguns chamados sustentáveis e já é possível observar nesses anos a mudança de atitudes e surgimento de novas tecnologias , como as lâmpadas econômicas, os biodegradáveis , a reciclagem e reuso dos resíduos e efluente gerados, o licenciamento ambiental , certificações ambientais e muitos outros e assim tem uma gama de possibilidades e inovação pelo olhar do Engenheiro Ambiental para um desenvolvimento em equilíbrio e preservação do meio ambiente. 

Mariluce Domingos 
Engª Sanitarista e Ambiental 
Gerente de Projetos 
Diretora e Conselheira Crea-BA
Diretora do Senge-BA

 

Fonte: Senge-BA