Angela Merkel não virá ao Brasil para a Rio+20, afirma embaixada alemã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, não vai participar da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (4) pela embaixada do governo alemão, em Brasília.

A comunicação de ausência foi feita pela própria chanceler alemã a presidente Dilma Rousseff. Segundo a embaixada, “Angela Merkel informou a presidente Dilma Rousseff por telefone sobre sua ausência, mas disse que está interessada nas negociações”. A data desta ligação não foi informada.

Nesta quinta-feira (3), em coletiva realizada em Berlim, um porta-voz do governo disse que durante o Segmento de Alto Nível, que reunirá chefes de Estado no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de junho, virão os ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento. A Cúpula da ONU será realizada de 13 a 22 de junho.

É a segunda desistência “de peso” da Cúpula da ONU. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, também anunciou que não participará da conferência e há o temor de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também não venha devido à eleição presidencial.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que não pode confirmar quais líderes de Estado virão ao Brasil na Rio+20 ou divulgar a lista daqueles que não estarão presentes. O Itamaraty estima a presença de cem representantes de Alto Nível.

Na última semana de abril, comunicado da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que ao menos 135 presidentes e chefes de Estado, vice-presidentes, chefes de governo e vice primeiros-ministros se inscreveram na lista de oradores que vão discursar na plenária da cúpula.

Fonte: G1