Aneel anula contrato entre Chesf e Ceará Steel

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Empresas aditaram contrato extinto em outubro de 2006

 

Com base em representação protocolada pela Fisenge junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tornou nulo o contrato de fornecimento de energia entre a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) e a siderúrgica Ceará Steel, firmado em 2005. A posição da Aneel foi comunicada ao TCU no último dia 31 de julho, em ofício assinado pelo Gerente Executivo de Auditoria Interna Substituto Carlos Alves de Souza.

 

A nulidade do contrato foi declarada porque as empresas firmaram termo aditivo ao documento, que já havia caducado em outubro do ano passado. Dois aditamentos foram firmados. O primeiro destes estabelecia que as obrigações da Ceará Steel deveriam ser cumpridas até 15 de outubro de 2006, sob pena de extinção do contrato. O segundo aditamento prorrogava esta data, mas foi firmado em 18 de abril deste ano, ou seja, seis meses após resolução de pleno direito do contrato.

 

O presidente da Fisenge, Olímpio Alves dos Santos, explica que a entidade denunciou o contrato porque os aditamentos foram feitos sem atualização dos preços da energia, o que indicaria favorecimento ao grupo que controla a Ceará Steel (Dongkuk, Danieli e CVRD). O preço fixado no contrato era de R$ 81,80 por megawatt hora (MW/h), corrigidos anualmente pela variação do IGP-M. Hoje, a energia é negociada no mercado livre por até R$ 140.

 

“A Fisenge não é contra a implantação da Ceará Steel, mas não podemos admitir que o setor público dê privilégios para uma empresa privada que vai produzir aço para exportação. Entendemos que esse tipo de subsídio para uma empresa multinacional significa transferir recursos do país para o exterior”, afirma Olímpio.

 

As empresas poderão ainda recorrer do parecer da área técnica da Aneel. Caso a interpretação sobre a caducidade do contrato seja mantida, a Chesf será obrigada a realizar nova licitação pública se quiser fornecer eletricidade à siderúrgica.

Nota: Matéria publicada no Jornal da Fisenge, edição de outubro de 2007. O assunto também foi abordado em reportagens nos jornais Valor Econômico (SP), Jornal do Commercio (PE) e O Povo (CE).