Alerj promove debate sobre ciência e soberania nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O painel, programado para esta segunda (11), terá como tema o setor elétrico e contará com a presença do diretor do Senge RJ Agamenon Rodrigues

Fonte: Alerj

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), promoverá nesta segunda-feira (11/11), às 18h, o lançamento do Ciclo de Debates ‘Ciência e Soberania Nacional’, no Auditório do Instituto Pereira Passos na Rua Gago Coutinho, 52, Laranjeiras.

O primeiro painel terá como tema ‘Energia Elétrica: pesquisa, desenvolvimento econômico e soberania’. Farão exposições o físico Luiz Pinguelli Rosa, o economista Mauro Osório e o engenheiro Agamenon Rodrigues Oliveira, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ).

“É mais uma frente de trabalho da comissão”, explica Waldeck. “O objetivo é exemplificar, em várias áreas, a relação íntima entre o processo de desenvolvimento científico e tecnológico com a soberania nacional. Nenhum país pode se inserir na cena internacional de maneira altiva sem ter um lastro importante na formação de quadros e investimentos em pesquisa e inovação.”

De acordo com o presidente da comissão, o Governo Federal cogita aprofundar uma agenda de depredação do patrimônio nacional. “Entregar à iniciativa privada as principais empresas do setor, como Eletrobras, Furnas e Chesf, bem como instituições de pesquisa, como o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL -, significa abrir mão de um setor absolutamente estratégico. A gestão das matrizes energéticas, renováveis ou não, devem estar sob o controle brasileiro. Portanto, a soberania nacional, o emprego e a economia estão em jogo”, salientou o parlamentar.