Agradecimentos e compromissos marcam discursos de posse da diretoria da Mútua em Maceió

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Cerimônia reuniu centenas de participantes no último dia da 75ª Soea

Público na solenidade de posse

O quarto e último dia da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) teve agenda reservada à posse solene da Diretoria Executiva da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea). Eleitos para o triênio 2018-2021, os cinco membros tomaram posse durante a 3ª sessão plenária extraordinária realizada pelo Confea, no dia 24, com a presença de centenas de profissionais do Sistema que lotaram o auditório principal do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL).

Estarão à frente da instituição o eng. civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (SP), a eng. agr. Giucélia Araújo de Figueiredo (PB), o eng. civ. Jorge Roberto Silveira (SE), o eng. agr. e de seg. do trab. Cláudio Pereira Calheiros (AL) e o eng. civ. e de seg. do trab. Juares Samaniego (MT). Os novos diretores foram eleitos pelo Colégio de Presidentes e pelo plenário do Confea, em Brasília, e serão responsáveis pela instituição que, há 41 anos, gerencia e oferece benefícios sociais, reembolsáveis e prestações assistenciais.

 VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Com mandato de 25 de agosto de 2018 a 24 de agosto de 2021, as lideranças têm em seus planos de trabalho os seguintes objetivos gerais em comum: o aumento do número de associados, aperfeiçoamento da oferta dos planos de saúde, promoção de maior integração com os Creas e o Confea, fomento a programas de qualificação e reinserção dos profissionais do mercado de trabalho, apoio a iniciativas que visem a melhorias dos sistemas de fiscalização dos Regionais e ampliação da comunicação e a divulgação da Mútua.

 Agradecimentos e compromisso

Reeleito, o diretor-presidente Paulo Guimarães agradeceu as lideranças e profissionais pela confiança. “Com orgulho, assumo o segundo mandato e prometo honrar cada voto recebido. E sabendo que foi o último ato, como conselheiro federal, do meu querido amigo José Chacon de Assis, minha responsabilidade aumenta ainda mais”, disse demonstrando reconhecimento ao voto recebido do conselheiro falecido em 3 de julho passado e homenageado na 75ª Soea.

Depois de agradecer o trabalho dos ex-diretores, Guimarães depositou confiança na nova gestão. “Tenho certeza de que o novo time também será vitorioso, pois os programas convergem para o mesmo foco: dar atendimento prioritário aos profissionais da área tecnológica que mais necessitam do nosso apoio. Temos muito trabalho e uma grande missão.”

Já o diretor de Tecnologia Cláudio Calheiros manifestou emoção por estar voltando à Mútua e principalmente por poder iniciar os trabalhos, com a solenidade de posse, em sua “linda e querida Maceió”. Ao público, Calheiros garantiu levar adiante os projetos de sucesso da diretoria anterior. “Faremos um trabalho de continuidade para fortalecer a instituição, por meio do trabalho em conjunto e democrático com o Sistema”, garantiu o engenheiro agrônomo alagoano que retorna à instituição após integrar a diretoria entre 2009 e 2015.

Estreante na diretoria da Mútua, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Juares Samaniego rendeu agradecimentos aos que o conduziram ao cargo de diretor Financeiro, demonstrando comprometimento com a nova meta. “Posso prometer dedicação, trabalho e compromisso.”

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Giucélia Figueiredo

O papel atuante da mulher foi ponto alto do pronunciamento da diretora administrativa Giucélia Figueiredo. “Obrigada aos que acreditaram em minha candidatura e em minhas propostas e compreenderam a necessidade de ter a presença feminina na diretoria. Isso representa uma quebra de paradigma”, enfatizou a engenheira agrônoma que também estreia na liderança da Mútua e será a segunda mulher a ocupar o cargo de diretora. “Fato esse que muito me honra e remete a uma grande responsabilidade de representar o protagonismo da mulher no Sistema”, vibrou.

Reconduzido ao segundo mandato, o engenheiro civil Jorge Silveira reconheceu o apoio daqueles que o elegeram em 2018. “Recebi o incentivo dos presidentes de Creas para novamente me candidatar a continuar o trabalho na Mútua. A promessa para os três anos é de muitos projetos inovadores e compromisso de sempre se lembrar dos profissionais”, afirmou o diretor de Benefícios.

Despedida

Antes da cerimônia de posse, foi prestada homenagem aos diretores que concluíram o mandato 2015-2018. Receberam certificados de serviços prestados ao Sistema Confea/Crea e Mútua e troféu comemorativo de agradecimento pelos três anos de gestão: o diretor de Benefícios, eng. civ. Jorge Roberto Silveira; diretor Financeiro, eng. civ. Gerson de Almeida Taguatinga; diretor Administrativo, eng. civ. mec. de seg. do trab. Júlio Fialkoski, e o diretor de Tecnologia, eng. civ. Marcelo Morais.

Representando os diretores que se despedem da Mútua, Júlio Fialkoski demonstrou gratidão pela trajetória vivenciada na Mútua. “A hora da partida é a hora do agradecimento, especialmente, por ter tido a oportunidade de avançar com os trabalhos na instituição.”

Aos novos dirigentes, fez votos de sucesso e deixou uma recomendação: “A Mútua é muito grande e precisa ser maior, levando aos profissionais mais benefícios necessários para realizar seus trabalhos”.

Ao encerrar a sessão plenária, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, reconheceu a parceria dos diretores que concluíram o mandato e parabenizou os recém-empossados sinalizando que os trabalhos desenvolvidos pelo Confea serão em conjunto com a Mútua: “Estaremos juntos pelos interesses maiores do Sistema e das profissões”.

Participaram da solenidade o presidente do Crea-AL, eng. civ. Fernando Dacal; o coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Francisco de Almeida; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, eng. civ. Wilson Lang; e o representante das coordenadorias das Câmaras Especializadas, eng. eletric. e de seg. do trab. Jovanilson Freitas.

 

FONTE: Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Reportagem: Julianna Curado (Confea)

Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)

Fotos: Art Imagem Fotografias