Abertas as inscrições para prêmio José Reis de divulgação científica

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Categoria “Pesquisador/Escritor” dará ao vencedor 20 mil reais, diploma e passagem aérea e hospedagem para a 71ª Reunião Anual da SBPC.

Prêmio José Reis é um dos mais tradicionais reconhecimentos para quem atua em divulgação científica em solo brasileiro.

Em sua 39ª edição, a premiação, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é dedicada à categoria “Pesquisador ou escritor” que tenha atuação significativa como divulgador da Ciência, Tecnologia, Inovação para o grande público.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril de 2019. Para se inscrever, o candidato deve enviar a ficha de inscrição disponível no site do Prêmio.

Na inscrição, o candidato informa seu Currículo Lattes atualizado, justificativa que evidencie a contribuição à divulgação e popularização científica, além do portfólio.

O vencedor recebe R$ 20 mil, diploma e passagem aérea e hospedagem para participar da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho deste ano, em Campo Grande (MS).

Na ocasião, o agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos durante a programação da Reunião Anual da SBPC.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.

QUEM FOI JOSÉ REIS?

Reprodução / Livro “José Reis: caixeiro-viajante da ciência”

Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil.

Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista “Ciência e Cultura”.

Manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

EM 2018, GANHOU UMA BIOGRAFIA E UM SITE SOBRE SEU ACERVO.

A obra José Reis: caixeiro-viajante da ciência foi produzida com base no acervo do cientista, composto por cerca de 9.500 itens, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Já o site Acervo José Reis explora o vasto legado do autor nas diversas áreas em que atuou.

SOBRE O PRÊMIO

Há mais de 40 anos, o Prêmio José Reis vem cumprindo sua missão de revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no país.

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam:

  • Jornalista em Ciência e Tecnologia
  • Instituição e Veículo de Comunicação
  • Pesquisador e Escritor

Todos os candidatos devem ter contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos(ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e SBPC.

 

Fonte: Minas Faz Ciência /  Escrito por Verônica Soares