A Nova Dinâmica das Relações Sul-Sul e os desafios da integração Latino-americana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

É em meio a um tabuleiro geopolítico que aponta para profundas mudanças nas correlações de forças de um mundo em transição que o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Centro de Pesquisa em Geopolítica, Integração Regional e Sistema Global – GIS/UFRJ reunirão, entre os dias 22 e 25 de abril, membros da academia, organizações e formuladores de políticas públicas da América Latina e do Caribe. 

O fórum “A nova dinâmica das Relações Sul-Sul e os desafios da integração latino-americana” promoverá debates interdisciplinares sobre oportunidades e obstáculos geopolíticos dos processos de integração regional em contextos como as novas tendências da economia mundial, a crise climática, a transição energética, a nova arquitetura financeira global, as novas fronteiras de desenvolvimento científico e tecnológico e a geopolítica dos recursos naturais.

O evento, que contará com nomes como Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); João Pedro Stédile, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Guilherme Estrella, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, entre outros, distribuídos em oito mesas redondas. 

O encontro trará vozes de diversos países, como México, China, Sérvia, França, Índia, Rússia, Ruanda, Malásia, Equador, Argentina etc. que abordarão temas como a transição energética e a exploração de recursos naturais latino-americanos neste processo, a nova arquitetura financeira global e regional, os BRICS e a cooperação acadêmica internacional e as relações Sul-Sul.

O fórum terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português, fornecerá certificado de participação e poderá ser acompanhado presencialmente ou remotamente. 

Clique aqui para se inscrever para participar no local.

Clique aqui para se inscrever para  participar remotamente.

 

Serviço

Data: 22 a 25 de Abril

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CEBAE/UFRJ
Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ   

Programação disponível em: https://www.clacso.org/a-nova-dinamica-das-relacoes-sul-sul-e-os-desafios-da-integracao-latino-americana/

📍 Transmissão simultânea em inglês, espanhol e português

⚠️ Certificado de participação emitido pelo CLACSO e de horas complementares emitido pela UFRJ (mínimo 60% de presença)

Fonte: Sindicato dos Engenheiros RJ

Foto: