A história não oficial em debate, nesta quarta-feira, às 18h

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
O Soberania em Debate com o tema “A História que a História não conta (vozes e atos rebeldes, o lado oculto da nossa História)” foi remarcado para esta quarta-feira (29), às 18h, ao vivo pelo YouTube do SOS Brasil Soberano, movimento mantido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). Desta vez, devido ao distanciamento social que visa conter o contágio da Covid-19, os palestrantes participam remotamente, cada um da sua casa, em videoconferência.
 
O Soberania em Debate vai abordar o registro histórico dos conflitos que o oficialismo oculta. “Oficialismo que só fala na ternura e cordialidade brasileiras, no mito das três raças tristes e iguais e na democracia racial”, diz o professor Francisco Teixeira da Silva. A história do país, ao contrário deste mito, destaca, é marcada pela violência.
 
A transmissão do evento, com duração de 60 minutos, será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no YouTube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano . Estará aberta a perguntas no chat. 
 
Palestrantes:
 
Francisco Cesar Alves Ferraz – Doutor em História  pela Universidade de São Paulo; professor de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Publicou “Os Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial” (Jorge Zahar Ed.) e “A Guerra que não acabou – a reintegração social dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira” (Ed. da UEL). Áreas de interesse: Segunda Guerra Mundial; Forças Armadas e sociedade; historia contemporânea dos Estados Unidos.
 
Jurandir Malerba – Professor titular livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professor visitante nas universidades de Oxford (Inglaterra) e Georgetown (EUA), tendo inaugurado a Cátedra Sérgio Buarque de Holanda de Estudos Brasileiros da Universidade Livre de Berlim (2012/3). Entre seus livros editados mais recentes, destacam-se”!Lições de Histórias” (2 v., Editora FGV/EdiPUCRS, 2010-2013), “História & Narrativa” (Vozes, 2016) e “Notas à margem” (Milfontes, 2019). 
 
Mediação: Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, professor titular do CPDA/UFRRJ. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.