A história é feita por nós! – Nota da Fisenge sobre manifestações

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nota da Fisenge sobre as manifestações populares

As ruas das principais capitais do Brasil foram ocupadas por uma onda de manifestações. A insatisfação da população vem de muito tempo, principalmente, devido às consequências das grandes obras e gastos com megaeventos. Eram esperados investimentos, que melhorassem a vida da população com mobilidade urbana, aumento na renda, geração de emprego, qualidade no transporte público, investimento em saúde e educação, construção de moradias, etc.

E não foi exatamente o que aconteceu. Estas questões, aliadas ao aumento repentino da tarifa de ônibus, culminaram na histórica mobilização popular com milhares de pessoas nas ruas. Em algumas cidades, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, a polícia militar e o batalhão de choque agiram com violência e repressão, mesmo diante de manifestações pacíficas.  Ressaltamos a importância da retomada das lutas com mobilização das grandes massas populares e entendemos que a luta não se estreita à redução da tarifa.

Trata-se de uma questão estrutural, e não conjuntural. O exercício da democracia se dá nas ruas e é tarefa dos movimentos sociais e sindicais apresentar uma pauta de mudanças para a ampliação de direitos políticos e sociais e aprofundamento das reformas de base. Dentre estas reformas podemos destacar a necessária reforma política e a democratização dos meios de comunicação. Antes, os veículos caracterizavam, em suas manchetes, os manifestantes como vândalos e, agora, como pacíficos. A imprensa cumpre o papel de disputar a hegemonia da sociedade e começa a dar sinalizações de que está disputando o movimento para setores conservadores. É preciso ocupar as ruas com politização e bandeiras históricas dos movimentos. O protagonismo popular é essencial para a radicalização da democracia e é central para o fortalecimento do Estado, na garantia de direitos universais.

Consideramos as manifestações legítimas no processo democrático e a violência policial ataca um direito fundamental constitucional, que é a livre manifestação popular. Somos solidários aos manifestantes e repudiamos a ação violenta da polícia militar e de pessoas infiltradas nas manifestações, com o claro objetivo de desmobilizar e desqualificar o ato com vandalismo. Também reforçamos a importância da abertura de canais de diálogo entre os movimentos e os respectivos governos e prefeituras. Que a mobilização popular provoque mais avanços sociais no país, jamais um retrocesso.

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros ( Fisenge )