A economista Ceci Juruá lança nesta segunda (14) “Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O livro aborda os temas essenciais ao desenvolvimento do Brasil contemporâneo: soberania, democracia e redistribuição da renda

A economista Ceci Juruá lança nesta segunda-feira (14), às 19h, o livro “Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana”, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea. Publicado pela editora Letra Capital, a obra aborda os temas que constituem o tripé essencial ao desenvolvimento integral e sustentável do Brasil contemporâneo: soberania, democracia e redistribuição da renda nacional. 
 
Brasileiros que se destacaram na defesa desse tripé ao longo do século XX foram, sem dúvida alguma, Celso Furtado e Getúlio Vargas, referências fundamentais do trabalho da economista. O texto inicial é dedicado a destacar as reflexões do conjunto da obra de Celso Furtado – mais de 30 livros publicados – sobre “Estado, Economia e Acumulação de Capital”. A autora procura, dessa forma, sinalizar a importância de resgatarmos, na atualidade, o estudo e a reflexão em torno da obra de Celso Furtado cuja morte “abriu um enorme vazio na construção do pensamento crítico brasileiro e internacional”. 
 
Outro texto trata da relação entre serviço público, ética e cidadania, estruturada inicialmente na Era Vargas por meio da realização da primeira Conferência Nacional sobre Saúde (1941). 
 
Fecha o tripé temático um estudo acadêmico sobre Estado e Desigualdades sociais, escrito em 2011, com uma crítica à ausência de propostas para a redistribuição de renda que atingissem o capital, durante os governos petistas. Para ela, o que houve no período – importante mas insuficiente – foi a redistribuição das rendas do trabalho que afetaram, particularmente, as classes médias, por ela consideradas “o patinho feio” do neoliberalismo.
Sobre a autora:
Ceci Vieira Juruá – Natural de Pelotas (RS), ali morou até os 18 anos. Economista, foi professora na Universidade Católica de Brasília e funcionária da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro. Tornou-se doutora em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a tese “Estado e construção ferroviária no Império do Brasil: quinze anos decisivos (1852-1867)”. Aposentada, dedica-se à pesquisa sobre Economia Política e História Econômica do Brasil, é colunista da revista Diálogos do Sul, membro do Conselho Consultivo da CNTU que a homenageou com o prêmio Personalidade Pública em 2018. Tem dois livros e muitos artigos publicados em revistas técnicas.
 
LANÇAMENTO

“Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana”

> Dia 14/10, segunda-feira, às 19h

> Livraria Timbre
Rua Marquês de São Vicente, 52
Shopping da Gávea
 
Fonte: Senge-RJ