A cidade sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“A crise ambiental se impôs na agenda política não só do Brasil, como no mundo no final do último século e no início do atual. Há consenso sobre a necessidade de mudança, mas não há consenso sobre as causas e também sobre a profundidade das medidas a serem tomadas. Há resistências – ou interesses – muito fortes contra as mudanças, e elas são especialmente fortes no meio urbano. E mais ainda nos países emergentes e periféricos”. A afirmação é da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, responsável pelo desenvolvimento da tese A Cidade Sustentável, a ser debatida no 9º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) e apresentada às lideranças sindicais dia 30 de abril na sede da Fisenge.

De três em três anos a Fisenge promove o Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Em 2011 o encontro, considerado o mais importante fórum de debate dos sindicatos filiados à Fisenge, acontecerá do dia 7 ao dia 10 de setembro, em Porto Velho, Rondônia. Na ocasião, serão discutidas as propostas que resultaram dos debates nos estados das teses apresentadas para discussão.  Em sua exposição sobre A Cidade Sustentável Ermínia posiciona o Brasil como uma das sociedades mais desiguais do mundo e aponta os fatores que dificultam a vida nas grandes cidades brasileiras.

“A ocupação desordenada da terra, a falta de controle sobre o uso e a ocupação do solo, a especulação fundiária e imobiliária sem regulação, a segregação urbana, o crescimento exponencial de favelas, os desastres decorrentes de desmoronamentos  com mortes e até mesmo a alta taxa de impermeabilização do solo causadora de enchentes constantes, são causas articuladas de um processo que tem a valorização imobiliária no seu núcleo central”, afirmar a necessidade da prioridade ao transporte coletivo não implica em sua implementação: enquanto os discursos e promessas crescem, orçamentos públicos, em diversos níveis, priorizam investimentos para a circulação de automóveis.

A partir de sua visão crítica, a análise do conjunto de obras que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC mostra que ele não inova no que se refere a uma nova atitude em relação à questão ambiental, especialmente no que se refere à energia. De fato, várias mega obras relacionadas à infraestrutura econômica foram resgatadas da antiga orientação seguida pelo Regime Militar, contrariando a necessidade de repensar um plano inovador orientado por uma nova atitude – sustentável – de planejamento de Estado. Na área do saneamento ambiental, conquistas da primeira equipe que ocupou a Secretaria Nacional do Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades foram perdidas e obras insustentáveis – como o tamponamento de córregos e impermeabilização de calhas de vales – tiveram financiamento retomados repetindo erros dos anos da ditadura.

Segundo Ermínia, o mesmo não se pode dizer das obras do PAC – Habitação. “Elas constituíram uma inovação como prática do Governo Federal”, reconhece. O PAC – Habitação priorizou a urbanização de áreas precárias investindo na construção de bairros saneados sem a remoção da maior parte da ocupação já consolidada. Pela primeira vez na história do país as chamadas obras de urbanização de favelas atinge uma importância e escala sem precedentes. Esse programa dialoga com a cidade real, com o passivo urbano, com a cidade informal repassando recursos para prefeitos recuperarem bairros inteiros, verdadeiros focos de epidemias e insalubridade.

Já o Programa Minha Casa Minha Vida não seguiu essa lógica. Dialogando fortemente com o setor empresarial do mercado residencial (incorporadores e construtores), carreando recursos financeiros inéditos – oriundos do FGTS, do SBPE e subsídios orçamentários- mas deixando intocada a base fundiária, o MCMV contribui para repetir erros e falhas verificados durante o período de vigência do BNH- Banco Nacional da Habitação e SFH e Sistema Financeiro da Habitação. Concluindo, Ermínia previu que o atual programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, repetirá erros de programas habitacionais do passado. “O Programa Minha Casa Minha Vida não seguiu essa lógica. Dialogando fortemente com o setor empresarial do mercado residencial (incorporadores e construtores), carreando recursos financeiros inéditos – oriundos do FGTS, do SBPE e subsídios orçamentários- mas deixando intocada a base fundiária, o MCMV contribui para repetir erros e falhas verificados durante o período de vigência do BNH- Banco Nacional da Habitação e do SFH e Sistema Financeiro da Habitação”.

Ermínia Maricato é professora titular (1997) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo; professora visitante da University of British Columbia/Center of Human Settlements, Canadá (2002) e da University of Witswaterhand of Johannesburg, África do Sul (2006). Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (1989/1992), Coordenadora do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998/2002) e Ministra Adjunta das Cidades (2003/2005). (Alexandre Braz)