Reunido em 29 de janeiro, em Curitiba, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) realizou reunião ampliada com participação maciça dos sindicatos filiados para definir as prioridades de luta e as mobilizações de 2026.
✊ Pautas centrais
O FES reafirmou como prioridade o cumprimento integral da data-base, fundamental para a recomposição salarial do funcionalismo. Também destacou a defesa dos aposentados e aposentadas sem paridade, que seguem prejudicados por não serem incluídos nas reestruturações de carreira, defendendo a construção de mecanismos que garantam reajuste anual.
Outra pauta estratégica é a tabela unificada dos agentes de apoio. O Fórum também seguirá na luta pelo fim do confisco da previdência, pela defesa do serviço público, das empresas públicas e do concurso público, além da oposição à reforma administrativa, às privatizações e à precarização do trabalho.
No campo eleitoral, o FES irá elaborar uma Carta-Compromisso com esses pontos, a ser apresentada aos candidatos em 2026, vinculando apoio político ao compromisso com a pauta dos trabalhadores do serviço público.
Calendário de lutas
🔹 02/02 – Ato em frente à Alep (14h)
🔹 08/03 – Dia Internacional da Mulher
🔹 17/03 – Dia de Mobilização Estadual (9h, Curitiba)
🔹 1ª quinzena de abril – Marcha a Brasília
🔹 29/04 – Rememoração do Massacre do Centro Cívico
🔹 maio – Dia da Trabalhadora e do Trabalhador
📌 Conjuntura
O FES avaliou que 2026 será um ano de forte disputa política, exigindo unidade dos trabalhadores e trabalhadoras, mobilização social e a eleição de parlamentares comprometidos com a democracia, os direitos dos trabalhadores e o serviço público.
✊ Unidade, mobilização e luta em defesa de quem trabalha e do serviço público!
Fonte: Senge-PR