Os sindicatos representam os profissionais e contribuem na normatização das relações de trabalho ao atuar como intermediários entre trabalhadores e empregadores, negociando coletivamente salários, benefícios e condições de trabalho e celebrando acordos coletivos que estabelecem novas regras e direitos em prol dos trabalhadores. Nesse sentido o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) participou do evento Negociações Coletivas e o Futuro das Relações de Trabalho.
“Temos papel fundamental na normatização das relações trabalhistas. Esse encontro reforçou a importância do diálogo social no mundo do trabalho e da valorização das negociações coletivas, como instrumento para o fortalecimento das relações de trabalho no país”, pontuou o presidente do Senge-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luis Fiorotti.
Esse Encontro Nacional na Área de Relações do Trabalho foi promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo e a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. O evento, realizado em agosto no Hotel Senac (Vitória), promoveu debates e troca de experiências sobre o cenário atual das negociações coletivas, apontando desafios e caminhos para fortalecer as relações de trabalho no país.
Artes: Senge-ES
Texto: Flávio Borgneth/Senge-ES