Oficina: Como implementar a tarifa social de água e esgoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O ONDAS , com o apoio do IASFNU, CNU, FisengeCMP e CONAM, realizará  na próxima quinta, 17 de outubro, das 18 às 19h45, oficina virtual pelo Zoom discutindo os desafios da aplicação da Lei 14.898, que institui diretrizes para a Tarifa social de água e esgoto.

A Lei, de abrangência nacional, entrará em vigor em 10 de dezembro próximo, assegurando o direito à tarifa social aos usuários com renda per capita de até meio salário-mínimo que pertençam a família de baixa renda inscrita no CadÚnico ou  que pertençam a família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Tabulador do Cadastro Único informa que são pelo menos 20,4 milhões de famílias (com 52 milhões de membros) que têm renda per capita menor que ½ salário mínimo e têm ligação domiciliar à rede pública de abastecimento de água.

É, portanto, gigantesco o desafio de garantir efetividade e agilidade na implementação desta importante ferramenta para a acessibilidade econômica aos serviços, um dos relevantes conteúdos dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário.

A programação do evento contará com uma exposição sobre a Tarifa social como direito humano e a aplicação da Lei pelo Dr. Wladimir Antonio Ribeiro, mestre em ciências jurídico-políticas, especialista em direito aplicado ao saneamento e associado ao ONDAS.

São convidados do ONDAS para enriquecer a oficina com seus comentários:

  • André Quintão Silva – Secretário Nacional de Assistência Social (MDS)
  • Edgilson Tavares – Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
  • Cassio Leandro Cossenzo – Membro da Câmara Técnica de Saneamento da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR).
  • Getúlio Vargas de Moura Junior – Integrante da Comissão Permanente Direito à Cidade do CNDH e do Conselho das Cidades, e Coordenador da CONAM.
  • Representante do Fórum Nacional de Trabalhadores/as do SUAS (FNTSUAS).
  • Haneron Victor Marcos – Coordenador Jurídico do ONDAS.
  • Edson Aparecido da Silva – Assessor de saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).

Ao final serão debatidas questões formuladas pelos demais participantes. Não é necessária inscrição prévia.
Entre na oficina por:https://tinyurl.com/oficinatarifasocial

 

Fonte/Foto: ondasbrasil.org