A pedido da Cemig, a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA) da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) instalou processo de negociação para mediar inicialmente um acordo entre Cemig e Forluz para resolver o equacionamento do déficit do Plano A. A CMCA é o órgão que tem o objetivo de tentar dirimir os litígios entre entidades de previdência fechada e participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores.
Reuniões na CMCA
Desde dezembro de 2023, Cemig e Forluz estão na CMCA tentando um acordo sobre o déficit do Plano A. Até agosto deste ano, entretanto, somente representantes das patrocinadoras na Forluz estavam à mesa com a Cemig. Os participantes, embora tentassem participar da CMCA desde então, foram ignorados. Agora, os representantes dos participantes foram aceitos e esperamos que os problemas do Plano A sejam todos tratados e resolvidos.
As entidades manterão os participantes informados do andamento das negociações e qualquer acordo somente será feito após aprovação pelas assembleias das entidades.
Fonte/Foto: Senge-MG