Senge RJ apresenta Ciclo de Palestras ‘Radiografias do Fascismo’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) realizará, no dia 29 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h30, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras Radiografias do Fascismo. O objetivo dos eventos é descortinar as diferentes dimensões que se articulam para dar corpo e força ao fascismo do nosso tempo, com nova gramática e roupagem, mas os mesmos objetivos e ideologias enraizadas no ódio.

Uma produção do projeto SOS Brasil Soberano, do Senge RJ, a série de conferências terá como seu primeiro palestrante o historiador Michel Gherman, professor do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ. A palestra tratará do fascismo estrutural, oferecendo uma base geral para os próximos eventos. 

“É fundamental conhecer para combater essa que é uma doença da sociedade. É justamente por não compreendê-la por inteiro que temos dificuldades em encontrar caminhos para o seu enfrentamento. Com este ciclo de palestras, o Senge RJ quer dar a sua contribuição para o debate sobre o fascismo e para a construção de instrumentos para combatê-lo”, destaca Olímpio Alves dos Santos, presidente do Senge RJ.

O ciclo de palestras irá explorar até novembro os muitos mecanismos utilizados pelo fascismo para a radicalização de cidadãos, transformados em soldados da extrema-direita. Entre os temas das próximas palestras estão a dimensão psicológica, manipulada por fake news e alimentada por ressentimentos, frustrações, negacionismo e conspiracionismo; a base religiosa, que empresta códigos morais, monopoliza pautas de costumes e ajuda a identificar – e justificar – o outro a ser odiado; a perseguição sistemática às minorias e adversários políticos que se tornam ”o mal a ser eliminado” e sua cartilha econômica, um neoliberalismo desumano e sem pudores na eliminação de direitos de muitos e na garantia de lucros e dividendos para poucos.

As palestras serão realizadas presencialmente apenas para convidados, mas serão transmitidas ao vivo pelos canais do Senge RJ e do SOS Brasil Soberano no Youtube.

 

Texto: Rodrigo Mariano/Senge RJ

Edição: Lidia Pena

Fonte: Senge-RJ

Foto: Youtube/ Reprodução