O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE), juntos com os Urbanitários, firmaram, recentemente, um acordo coletivo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Após diversas rodadas de negociações, o acordo foi assinado com a participação ativa do Senge-PE. Entre os presentes nas mesas de negociação estavam a Diretora Presidente, Eloísa Basto, e o Diretor de Relações Sindicais, Mozart Bandeira Arnaud.
A negociação evoluiu ao longo das rodadas, com discussões focadas em cláusulas não econômicas e sem a retirada de direitos dos trabalhadores. O acordo garantiu a plena correção da inflação com o índice INPC para todos os funcionários, além de assegurar um aumento real no valor do ticket refeição. Garantiu também o fornecimento do ticket alimentação/refeição para as mulheres em licença-maternidade, ponto crucial para o fechamento do acordo, entre outros benefícios.
Adicionalmente, a cláusula do Salário Mínimo Profissional (Lei 4.950-A) foi mantida, o que é de grande importância para a categoria. “Esse bom relacionamento entre o Senge Pernambuco e a COMPESA permite uma participação efetiva em todas as discussões de interesse dos trabalhadores. O Senge-PE representa a categoria dos engenheiros, mas trabalha em conjunto com o SINDURB-PE, defendendo todos os empregados da empresa”, disse Mozart.
Eloisa afirma que este acordo reflete o compromisso de ambas as partes em promover condições justas e adequadas para os trabalhadores e as trabalhadoras, assegurando direitos e benefícios importantes para a categoria.
Foto: Arquivo Pessoal