No próximo dia 8 de agosto, às 17 horas, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) e o Fórum Estadual dos Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ) promovem o evento “Uma história pouco conhecida: Os horrores da ditadura na UFRRJ”.
O encontro, que acontecerá no auditório da sede do SENGE-RJ, irá debater a repressão da Ditadura Militar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) durante o ano de 1964.
Participarão do debate três engenheiros agrônomos que viveram os acontecimentos em 1964 na Universidade: Delton Braga, formado em 1965, Antônio Constantino de Campos, formado em 1966, e Dorremi Oliveira, formado em 1967. A mediação será de Jorge Antônio Silva, diretor do SENGE-RJ e engenheiro agrônomo pela Rural em 1981.
Também participarão Pedro Henrique Pedreira Campos, professor do Departamento de História da UFRRJ e Igor Ferraz, pesquisador, documentarista e jornalista formado pela UFRRJ.
A abertura do evento contará com a exibição do filme ‘Caminhos da Juventude: Universidade Rural do Brasil’ realizado em 1949 pelo Ministério da Agricultura. O curta-metragem apresenta o então recém-inaugurado campus da Rural do ponto de vista dos estudantes.
Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a transmissão ao vivo estará disponível no YouTube do SENGE-RJ a partir das 17h30.
Evento: ‘Uma história pouco conhecida: Os horrores da ditadura na UFRRJ’.
Data: 8 de agosto de 2024, quinta-feira.
Horário: 17 horas.
Local: SENGE-RJ, Av. Rio Branco, 277, 17º andar – Grupo 1703, Centro – RJ.
*A exibição do filme será apenas no evento presencial.
Fonte/Foto: Portal UFRRJ