Especialistas afirmam: rever concessões e reestatizar Eletrobras é a saída para crise dos apagões

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

➡️O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou regras “mais duras” nas renovações dos contratos das distribuidoras de energia elétrica.
➡️ Algumas premissas no processo de renovação das concessões, são: aumento das exigências para duração e frequência das interrupções no fornecimento de energia; medição de percepção social da qualidade de serviços, que no lugar de ser medida sobre a área de concessão da distribuidora, deve ser em territórios menores.

➡️Para o professor Ildo Sauer (Instituto de Energia da USP), “ há uma degradação geral do sistema elétrico que está sendo constatada pelos indicadores no Brasil inteiro “.

➡️“Os dirigentes das empresas são pressionados para aumentar os lucros e dividendos. Isso se consegue reduzindo custos porque as tarifas estão determinadas. Elas se alteram com a inflação de um determinado período e a alteração de produtividade. Quando a receita está fixa, reduz-se custos cortando na modernização, na redução dos quadros e na precarização”, acrescentou o professor.

Confira nosso post: 👇
https://www.instagram.com/p/C8mXYwTuc1h/?igsh=NXVmeDM1dmJzeTR6