O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro presta homenagens à memória e legado do companheiro Antonio Carlos de Barros Neiva, falecido no último dia 14/06.
Com graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (1980 e 1998) e mestrado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2009), Neiva foi pesquisador do grupo de energia eólica do CEPEL na última década, com destaque para as áreas de processos, desenvolvimento de produtos, projetos, qualidade e meio-ambiente.
Reconhecido especialista em mecânica dos fluídos e energia, Neiva também se dedicou à militância em defesa do papel histórico do Cepel como parte fundamental do sistema Eletrobras, mola propulsora do desenvolvimento de novas tecnologias e do uso – e precificação – racional da energia, que entendia como um bem do povo brasileiro.
Representante sindical do Senge RJ no Cepel, Neiva foi uma voz ativa contra o desmonte e precarização do centro de pesquisas, atuando ativamente na resistência durante o governo de terra arrasada do ex-presidente Bolsonaro. Dividia conosco a certeza de que são os trabalhadores a alma de uma empresa e lutou ao nosso lado batalhas pela garantia de direitos, ampliação de benefícios e por respeito e dignidade para os brasileiros que construíram o grupo Eletrobras.
À família e amigos, nossos mais sinceros sentimentos.
Antonio Carlos de Barros Neiva, PRESENTE!
Foto: Senge-RJ
Fonte: Senge-RJ