Marcha da Classe Trabalhadora reúne 20 mil trabalhadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de 20 mil trabalhadores de diferentes estados marcharam em Brasília pela garantia e conquistas de direitos do povo trabalhador no último dia 22/05. Ao lado de lideranças de movimentos sociais, sindicalistas responderam ao chamado das centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical, Intersindical e Pública e apresentaram ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda de defesa do pleno emprego, melhores salários e desenvolvimento econômico e social do país.

Antes da marcha rumo ao Congresso foi organizada uma plenária com a presença dos ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da República, além da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi. A plenária marcou o lançamento de documentos que ajudam a organizar a classe trabalhadora e explicitar suas bandeiras de luta em 2024.

A Pauta da Classe Trabalhadora – Prioridades para 2023 tem como base documento de 2022, construído pelas bases das centrais sindicais e consolidado na conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em abril do mesmo ano. O documento foi atualizado não só para refletir os desafios colocados em 2024, mas também para registrar avanços já realizados pelo governo Lula como a retomada da política de valorização do salário mínimo; a política de igualdade salarial entre homens e mulheres; a retomada ampliada do Bolsa Família; a recuperação dos espaços de participação institucional; a política de combate à fome e à pobreza; a correção da tabela de imposto de renda; o projeto elaborado na Mesa Nacional de Negociação que trata da regulação da proteção dos trabalhadores mediados por aplicativos; o grupo de trabalho para tratar da valorização da negociação coletiva e da atualização do sistema sindical e a regulamentação do direito de negociação dos servidores públicos, entre outros.

Também durante a plenária, foi lançada a nova edição das agendas Legislativa e Jurídica, entregues aos presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal. Divididos em eixos temáticos, os documentos elencam projetos de lei e processos judiciais que podem impactar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Propostas para a reconstrução do Rio Grande do Sul também foram encaminhadas pelas centrais.      

 

Clique aqui para acessar a Pauta da Classe Trabalhadora -Prioridades para 2024.

Clique aqui para acessar a Agenda Legislativa das Centrais Sindicais no Congresso Nacional.

Clique aqui para acessar a Agenda Jurídica das Centrais sindicais no supremo Tribunal Federal.

 

Texto: Rodrigo Mariano/Senge RJ c/ informações da Rede Brasil Atual

Foto: Rafaela Ferreira – Reprodução BdF