Plataforma social de serviços digitais é aposta de Ministério para colocar a tecnologia a serviço da população

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A transformação digital como alavanca de cidadania para combater as desigualdades e promover melhores condições de vida é o objetivo central do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), encabeçado pela ministra Esther Dweck. O Estado quer se antecipar às necessidades e demandas dos cidadãos, utilizando as bases de dados governamentais. Se antes o cidadão precisava buscar o Estado para reclamar seus direitos, com a plataforma, a ideia é que o Estado vá até o cidadão e ofereça aquilo que os dados mostram que ele precisa.

No centro dos projetos da Estratégia de Governo Digital, o eixo de transformação tecnológica do Brasil, está o desenvolvimento, pela Dataprev, de uma grande plataforma de serviços. Ela integrará informações coletadas a partir de parcerias firmadas com a Sepro, diferentes ministérios, entes públicos, cartórios e outras instituições, acompanhando toda a vida do cidadão, tendo a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como chave. Desde a declaração de “nascido vivo”, emitida na maternidade, até a certidão de óbito, no fim da vida, a plataforma apresentará direitos em diversas áreas, como saúde, trabalho e previdência e assistência social.

A criação da nova plataforma é tema da edição especial de aniversário da Revista Dataprev Resultados, que comemora os 49 anos da empresa. A publicação traz, ainda, entrevista exclusiva com a ministra Esther Dweck, que aponta que “o Estado do futuro é um Estado que atende ao cidadão; que consegue ser reconhecido como um local de prover, melhorar e facilitar a sua vida, reduzir desigualdades e prestar serviços de qualidade”.

Para isso, é imprescindível a mediação tecnológica, destaca o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. “Não basta saber que temos uma população de 203 milhões de pessoas – é preciso realizar atendimentos, pagamentos, cobranças, interações entre governo e instituições, entre governo e cidadãos, tudo em questão de horas”, diz. Ou, nas palavras do secretário Extraordinário para a Transformação do Estado do MGI, Francisco Gaetani, o futuro que se deseja é o de um Estado orientado a servir as pessoas em primeiro lugar.

O projeto de Transformação Digital, no centro desta pauta, leva em conta, ainda, o agravamento das tensões no cenário internacional, tema de outra matéria da revista, e os efeitos colaterais da expansão das redes sociais e de tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial generativa. Por isso, o governo também está desenvolvendo políticas públicas voltadas à garantia da integridade das informações, como informa o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, João Brant.

A edição de aniversário da Revista Dataprev Resultados traz um panorama das estratégias das principais áreas da empresa, investimentos e projetos previstos para 2024, entrevistas com clientes e parceiros. O quadro geral é de aceleração, crescimento, reconstrução e inovação.

Revista Dataprev Resultados é uma iniciativa da equipe da Coordenação Geral de Comunicação Social (CGCO). Publicada de 2009 a 2017, volta a ser produzida na sua 15ª edição. Sua retomada simboliza um novo ciclo de transformação institucional e busca registrar a dimensão dos novos desafios e do compromisso social da empresa.

Clique aqui para acessar a íntegra da edição, no Portal Dataprev

Acesse aqui a versão com páginas duplas, para melhor visualização da linha do tempo e do infográfico

 

Com informações da Dataprev
Edição: Senge RJ