A luta em defesa do saneamento público se faz mais urgente do que nunca. As mudanças feitas pelo governo Bolsonaro no marco regulatório do saneamento abriram, em uma escala jamais vista, as portas para a privatização das empresas públicas de saneamento. Hoje, vários governos estaduais e os municípios se articulam para entregar ao capital privado o controle deste patrimônio do povo, indo na contramão do mundo, onde a reestatização dos serviços de saneamento é uma realidade, mesmo nos países centrais do capitalismo.
Para barrar esse processo insano de entrega da água ao poder das grandes corporações, entidades, inclusive o ONDAS, se articularam nos últimos meses no Congresso Nacional e construíram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento, com a adesão de mais de 200 assinaturas de deputados, tendo como coordenador o deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA).
A Frente será lançada oficialmente no dia 15 de agosto, às 15 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, em ato que também contará com debate sobre os serviços públicos no saneamento público e energia elétrica.