Tema que sempre sensibilizou o presidente Lula, e um de seus compromissos de campanha, a retomada da indústria naval está na ordem do dia. A formação de um grupo de trabalho para estudar a demanda, a capacidade dos estaleiros e os custos para voltar a contratar no Brasil a construção de embarcações foi anunciada pela Transpetro. E recebeu o apoio do Fórum pela Retomada da Indústria Naval e Offshore, criado em 2022 e formado por 15 entidades do setor, entre elas o Senge/RJ.
“O país precisa de uma política industrial que priorize alguns setores e entre eles o setor naval, que é intensivo gerador de mão de obra. Entre 2003 e 2014, quando o país teve uma política industrial indutora do crescimento desse segmento, foram construídas mais de 250 embarcações marítimas de apoio no Brasil. Nós nos tornamos o segundo maior produtor desse tipo de barco de apoio no mundo”.
A afirmação é do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedor:
Sérgio Bacci –Administrador de empresas, formado pela Instituição Faculdades Integradas Senador Flaquer, de Santo André (SP). Possui experiência de mais de 20 anos nos setores Naval e Offshore, Logística e Transporte Marítimo, atuando na direção de grandes empresas como a ASGAARD Navegação S.A., Opmar Serviços Marítimos Ltda. e Bram Offshore. Foi representante do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, no fomento ao crescimento da indústria naval brasileira. E foi secretário de Fomento para Ações de Transportes no Ministério dos Transportes, com destaque para a atuação na modernização da legislação de infraestrutura rodoviária, aquaviária e de portos.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e Cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Lidia Pena – Assessoria de Imprensa
Fonte: SOS Brasil Soberano