Na rodada de negociação mais recente, a empresa sugeriu fechar o ACT por dois anos, mas sem reajuste no período e sem indicação precisa do percentual a ser aplicado para 2022-2023.
Negociação Coletiva: Senge-RJ x Empresa de Pesquisa Energética
Vigência: 2021/2022
Data da ocorrência: 25/04/2022
Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação
No dia 25 de abril, os sindicatos e a comissão de empregados se reuniram, mais uma vez, para discutir as cláusulas econômicas do ACT 2021-2022. Depois da rejeição, pelos(as) trabalhadores(as) da EPE, da proposta da empresa de reajuste ZERO dos salários e benefícios pelo segundo ano consecutivo, bem como da aprovação do estado de greve, a empresa fez um convite para mais uma reunião. Não houve, no entanto, apresentação de qualquer nova proposta por parte da comissão patronal. A preocupação era a assinatura do ACT, cuja minuta sugerida pela EPE já foi integralmente rejeitada pelos(as) trabalhadores(as).
Os sindicatos e a comissão reiteraram essa rejeição e informaram que, em não havendo qualquer avanço, não haverá assinatura de ACT.
A empresa, por sua vez, informou que a SEST já firmou posição sobre não conceder reajuste relativo ao período 2020-2021, em função da vedação imposta pela Lei Complementar 173/2020. A LC perdeu eficácia em 31/12/2021. Além disso, mencionou as restrições também impostas pela LDO para conceder reajustes de os todos benefícios sociais em ano eleitoral, à exceção do auxílio-saúde. Por fim, sugeriu fechar o ACT por 2 anos, mas sem reajuste no período supraindicado e sem indicação precisa do percentual de reajuste para o período 2022-2023, indicando apenas que ele deve ser abaixo da inflação entre janeiro e abril de 2022.
Os sindicatos e a comissão enfatizaram não haver qualquer novidade na proposta da empresa que justifique chamar uma nova assembleia e informaram que avaliarão os próximos passos.
Mantenha o seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações.
Fonte: Senge-RJ