Neste sábado (12/9), acontecerá a etapa virtual do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e patrocínio da Mútua, o Consenge acontecerá em duas etapas (virtual e presencial), devido às restrições impostas pela Covid-19. Com o tema “A engenharia, o sindicalismo, a democracia e a soberania nacional”, a etapa virtual do Congresso contará com palestra magna de Fernando Haddad, que foi ministro da Educação entre os anos 2005/2012 e prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016 e candidato à Presidência da República em 2018. “O nosso Congresso historicamente discute temas nacionais e, em 2020, debateremos estratégias para a retomada do desenvolvimento social com soberania e a reconstrução da engenharia nacional”, afirmou o engenheiro civil e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento que reforçou: “vivemos uma crise política, econômica e social aprofundada pela Covid-19 e pelas políticas ultraliberais do governo federal. A engenharia brasileira e o sindicalismo podem contribuir para a formulação de saídas deste contexto para que avancemos em um projeto de país comprometido com a democracia, a solidariedade e a igualdade”.
O 12º Consenge será realizado em plataforma virtual ZOOM e elegerá a nova diretoria da Fisenge para o triênio 2020/2023. A etapa presencial acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho, a depender das orientações sanitárias das autoridades públicas.
PERFIL FERNANDO HADDAD
Fernando Haddad é formado em direito, mestre em economia e doutor em filosofia pela USP. Foi ministro da Educação nos governos Lula e Dilma (2005-2012), prefeito de São Paulo (2013-2016) e candidato à Presidência da República pelo PT em 2018. Autor de cinco livros, atualmente Haddad é professor na USP e no Insper.
PROGRAMAÇÃO
8h30 às 10h: Credenciamento
9h: Aprovação do regimento interno
11h: Palestra magna com Fernando Haddad
14h às 17h: Apresentação da chapa, eleição e posse da nova diretoria da Fisenge
17h: Encerramento da etapa virtual