Aconteceu, na manhã de hoje, segunda reunião de acompanhamento do ACT 2018-2019, no Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS. A reunião aconteceu no Rio de Janeiro, o Senge-PE, através do presidente da entidade Fernando Freitas, participou da reunião por vídeo conferência.
A aprovação do orçamento da empresa junto a Aneel foi o primeiro assunto da pauta. A diretoria do Operador informou que a Aneel enviou uma nova análise à empresa e postergou por mais dois meses (até junho) a aprovação do orçamento. O ONS, por sua vez, já enviou as devidas correções da análise e aguarda um retorno. No próximo dia 05/06, haverá uma reunião, em Brasília, com a Aneel para discutir o assunto.
O segundo assunto discutido foi o processo de reestruturação da Diretoria de Operação. Na reunião anterior, que aconteceu no dia 13/02, a diretoria da empresa apresentou proposta sugerida pela consultoria Falconni para o setor. A preocupação da Intersindical é com as possíveis demissões de funcionários que não se enquadram nos requisitos apresentados, em especial, o caso dos operadores que não poderão mais exercer a função sem ser engenheiros. A empresa, na tentativa de tranquilizar os representantes dos trabalhadores, garantiu que não haverão demissões desses trabalhadores, e sim um incentivo à formação na engenharia dos mesmos ou relocação dentro da empresa. Foi exigido pelos trabalhadores um tempo mínimo de sete anos para transição, e exposto a insatisfação da categoria com a decisão apresentada.
A eleição do Comitê Consultivo da Fundação Eletros também foi discutida entre os presentes. A votação irá ocorrer entre os dias 23/07 e 31/07, e o calendário do processo será divulgado, por correspondência a partir do dia 07/06. O comitê é paritário, com três representantes dos trabalhadores e três da empresa. O Comitê começará suas atividades no dia 05/08, após todo o processo eleitoral.
Outros temas como PGCR, Banco de Horas, Cronograma das negociações, meritocracia e canal de ética foram discutidos no período da tarde. “Vamos aguardar as informações do diretor do STIU-DF e coordenador da Intersindical ONS Ailton Andrade, a respeito dos demais temas e divulgaremos com a categoria o mais breve possível”, informou o presidente.
Fonte: Senge-PE