O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE Rio) realizou, nos dias 16 e 23 de maio, a etapa estadual do 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Na ocasião, foram eleitos os 42 delegados que representarão o sindicato e elaboradas seis propostas, que serão encaminhadas para o debate no congresso.
O Consenge traz este ano o tema: “Resistir! Em defesa da engenharia e da Soberania Nacional”. Coube ao SENGE Rio o tema (analisar o… – para não repetir “tema”) “Desenvolvimento e a Soberania Nacional”. Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato, destacou a relevância do assunto frente a atual situação política do Brasil.
“Estamos assistindo, neste momento, a dilapidação do patrimônio do nosso país. Nós temos que acumular forças e ter clareza do embate que temos que fazer. É fundamental que tenhamos compreensão e capacidade de sermos donos do nosso destino. É fundamental fazermos do Brasil uma nação soberana”, avalia Olímpio.
Para Clovis Nascimento, presidente da Fisenge e vice-presidente do SENGE Rio, “o momento é de Resistir! Vamos levar para Curitiba a bandeira da defesa da soberania”.
Paulo Jager, técnico do Dieese, foi o palestrante do primeiro dia (16/05) da etapa estadual. Jager destacou a relevância do tema para o atual momento político em que vive o Brasil.
O técnico do Dieese analisou também a relação intrínseca entre a promoção tanto do desenvolvimento quanto da soberania por via de um Estado atuante. Jager apresentou um “retrato” da privatização em curso, que traz como consequência a redução do Estado. Segundo ele, “o que está acontecendo agora vai além da alienação do patrimônio público. São inúmeras iniciativas que tem como objetivo geral a diminuição do Estado.
O segundo dia de debate (23/05) teve como tema “O ensino da engenharia, mercantilização, EAD e excesso de oferta”. O professor Nival Nunes de Almeida, que presidiu a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), foi o palestrante da noite. Nunes apresentou o olhar da academia a respeito da formação dos profissionais de engenharia.