Há exatamente dez anos, no mês de novembro, aconteceu a IV Cúpula das Américas, em Mar del Plata, República Argentina. Aquele momento marcou a conclusão das discussões sobre a criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), proposta pelos governos dos EUA durante a I Cúpula das Américas, em 1994.
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ foi uma das entidades que esteve profundamente envolvida na campanha realizada por segmentos políticos e movimentos sociais brasileiros que se opunham à criação da ALCA. Além de sediar a campanha no estado, contribuiu diretamente com a realização de um Plebiscito Popular em âmbito nacional, em 2002, quando mais de 10 milhões de pessoas se manifestaram sobre o tema.
Para relembrar não apenas aquela campanha, mas, sobretudo, a decisão brasileira de encerrar em Mar del Plata os entendimento sobre a criação da ALCA, o Senge-RJ e a Fisenge promovem o encontro com o Embaixador Celso Amorim no auditório do Museu da República na próxima sexta-feira, 27 de novembro, às 11 horas.
Após a palestra haverá “manhã de autógrafos”, em especial das publicações “Teerã, Ramalá e Doha – memórias da política externa ativa e altiva”, onde o tratamento das questões comerciais é abordado em detalhes e Breves Narrativas Diplomáticas, entre outros títulos.
O encontro integra o ciclo O BRASIL QUE VOCÊ NÃO VÊ NA TV
PALESTRA COM CELSO AMORIM E MANHÃ DE AUTÓGRAFOS
DIA 27 de novembro (sexta-feira)
HORA 11 horas
LOCAL Museu da República, Rua do Catete, 153 – Metrô Estação Catete
Entrada Franca